quarta-feira, 30 de março de 2016

QUAL A SUA NATUREZA?



Tendo como base  num comentário muito interessante que foi feito no blog, vamos a algumas conjecturas sobre qual a natureza do Fisioterapeuta....ser  liberal ou autônomo.

O termo autônomo é utilizado, em especial, para indicar aquele que trabalha por contra própria; aquele que tem independência econômica e financeira, não sendo empregado de ninguém.

A principal característica do profissional autônomo é que ele não possui vínculo com nenhuma empresa. Os trabalhadores que se encaixam nesta categoria são independentes econômica e financeiramente e não possuem vínculo empregatício com nenhuma organização, ou seja, desempenham as suas atividades diferentemente de um funcionário. Além disso, para se encaixar neste perfil, PODE-SE OU NÃO  ter alguma qualificação ou certificado, a explicação é dada pelo ex-presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Francisco Antonio Feijó.

Como não atua como empregado, o autônomo não recebe direitos e verbas trabalhistas, como décimo terceiro salário, férias, folga semanal remunerada, etc. Entretanto, ele ainda pode contribuir e receber benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio previdenciários previstos em lei.

Este trabalhador declara seu IR como pessoa física e além disso, o autônomo também precisa contribuir com o INSS e o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Já o liberal é aquele que tem independência para executar sua atividade, podendo, entretanto, ser empregado de alguém ou trabalhar por conta própria. 

Enquanto o autônomo PODE  OU NÃO TER QUALIFICAÇÃO, o liberal é, obrigatoriamente, aquele que passou por nível universitário ou técnico, registrado em uma ordem ou conselho, que paga contribuição anual, para poder exercer sua atividade profissional e se filiando a um sindicato da categoria porém o liberal pode trabalhar com autonomia.

Algumas categorias profissionais são EXERCIDAS COM OU SEM  REGISTRO EM CARTEIRA DE TRABALHO, inclusive  o Fisioterapeuta é uma delas, mas sem o profissional perder sua autonomia de agir e executar a sua atividade, com total liberdade operacional, sem a interferência do seu empregador, o que caracteriza o profissional liberal empregado em alguma empresa.

Assim como o autônomo, estes trabalhadores também devem pagar o Imposto de Renda, como pessoa física ou jurídica, INSS e ISS.

Em ambos os casos, trabalham do modo como desejarem, sem que isto lhes tire sua independência profissional e o livre exercício do seu mister, respondendo, conforme o caso, civilmente e criminalmente, pelos erros e falhas técnicas que vierem a cometer.

ENTÃO QUAL A SUA NATUREZA?  
 
Eu....Eu sou ser liberal, de natureza autônoma!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com