quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Empreender Fora dos Ramos Tradicionais da Fisioterapia – Parte 6

Para a Fisioterapia alçar grandes vôos, nós fisioterapeutas precisamos criar asas. E uma atuação que pode nos levar longe é Fisioterapia Ocular.

A Fisioterapia Ocular busca o equilíbrio da musculatura intrínseca do olho e toda sua relação com as cadeias musculares com o objetivo de identificar as possíveis causas dos transtornos posturais relacionados ao desequilíbrio ocular, percebendo as relações entre os distúrbios visuais e os distúrbios cinéticos funcionais, e assim através dos exercícios oculares melhorando o equilíbrio postural.

O Fisioterapeuta Ocular, é aquele que além de graduado em Fisioterapia, possui o curso de formação profissional em Fisioterapia Ocular, disponibilizados por alguns centros de formação em Fisioterapia. Esta área ainda não se tornou efetivamente uma especialização da Fisioterapia, pelo fato de ainda não ter o reconhecimento legal. Nada que com a nossa união não possa ser resolvido.

Uma das aplicações é na fadiga ocular, que decorre do esforço repetitivo dos músculos que são sobrecarregados quando a cabeça está mal posicionada. Um bom exemplo disso é o músculo ciliar, associado à focalização de objetos próximos, como o monitor do computador. De acordo com um levantamento internacional, um incômodo que afeta 60% das pessoas adultas com menos de 45 anos.


Segundo a fisioterapeuta Marcela Guerreiro, que atua no Instituto Patrícia Lacombe, em São Paulo "A questão é que se no passado nossa visão repousava à noite, hoje os estímulos são contínuos por conta da leitura, da TV e mesmo da iluminação ambiente". A Fisioterapia Ocular atua no relaxamento e no equilíbrio da musculatura dos olhos e na melhora da irrigação sanguínea da região.


E aí entra outra questão a Ortóptica. Um ramo auxiliar da oftalmologia que trata de distúrbios e defeitos da visão sensorial e motora. O Ortoptista é o profissional que procura corrigir as anomalias da visão sem recorrer à cirurgia, utilizando-se de métodos de fisioterapia ocular, de exercícios, de equipamentos e ferramentas de estimulação sensorial, como lentes prismáticas e filtros.

Alguns Fisioterapeutas defendem que por se tratar de exercícios de cadeias musculares, utilizando recursos cinéticos funcionais e biomecânicos, exercendo diagnóstico, prevenção e tratamento nos músculos intrínsecos do olho, e que por se enquadrar também na área da reabilitação, julgam ser essa atuação da competência do fisioterapeuta, este trabalho que está creditado ao Ortoptista.

Por isso a Fisioterapia Ocular também é chamada de Fisioterapia Ortóptica. Mas a verdade é que nem a Fisioterapia Ortóptica ou Ocular, nem a Ortóptica foram reconhecidas como especialização e profissão respectivamente. Os Ortoptistas estão confiantes que, até o final de 2009, a profissão esteja devidamente regulamentada.

Segundo o Conselho Brasileiro de Ortóptica, há cerca de 300 profissionais no país. Enquanto segundo o Conselho Federal de Fisioterapia, nós somos 110 mil. Em toda a América do Sul, existe apenas o curso do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação - UNI – IBMR que forma Ortoptistas.


E como cada um puxa a brasa para sua sardinha, olha aí uma área na qual vale pena se interessar! E para que quiser saber mais, esse blog é específico sobre Reabilitação Visual,um bom lugar para se trocar uma idéia.


E para as futuras consultoras, neste ou em qualquer outro assunto da Fisioterapia, já devem ter notado que quase não existem cursos específicos para área da saúde, assim terão que aprender em genéricos, lapidar e adaptar o conhecimento, se estiverem ou puderem ir até Sampa tá aí as dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com