terça-feira, 29 de setembro de 2009

Como se diferenciar quando todos ao seu redor são qualificados?

Aprenda a agregar valor!

Ser bom tecnicamente é essencial mais não é mais suficiente. É fundamental que você seja bom também na percepção do seu cliente. O que define a importância do que fazemos é o quanto agregamos de valor ao que já existe.

Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características do serviço oferecido ao consumidor. Lembre-se que vivemos a Era do Cliente, ele é o grande juiz da qualidade.

Não faça só o que deve ser feito. Faça algo mais! Aliviar a dor, qualquer colega da área será capaz de fazer. Comece então a buscar oportunidades para que além de satisfazê-lo, você possa surpreendê-lo!

Os clientes têm mais opções do que nunca, em preços, profissionais e serviços disponíveis, e definirão sua escolha observando os valores e escolherão que lhes oferecer a proposta que ninguém mais lhe oferece.

Nos preocupamos mais com o tratamento da doenças do que com o tratamento de pessoas e desenvolver as nossas habilidades para interagir com pessoas pode ser mais importante para o seu sucesso profissional do que desenvolver habilidades técnicas que são essenciais para a sua atividade profissional.

Se você trabalha em um hospital, com pacientes graves por exemplo, cursos e mais cursos técnicos são fundamentais, mas talvez seja também importante entender sobre tanatologia, contribuindo assim para que os pacientes alcancem de forma mais tranqüila o grande dia final.

Pois pode ser você o profissional e a pessoa, que estará ao lado dele nessa hora. Agora perceba a diferença que esse tipo de conhecimento pode proporcionar ao seu atendimento!Você será uma referência para os familiares, que eles nunca esquecerão.

E se o cliente tiver deficiência auditiva imagine como será importante para compreender os sintomas dele se você conhecer Libras, a linguagem dos sinais. Imagine o impacto que esse tipo de atenção causará neste individuo e o quanto isso o diferenciará dos demais profissionais.

Ah! Mais eu vou atender um deficiente auditivo uma vez na vida! Você já deve estar pensando! Talvez não seja bem assim. O censo 2000 do IBGE diz que 5,7 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva. Porque será que a oferta de cursos para aprender Libras aumentou tanto?

Buscamos especializações cada vez mais longe, mas também temos que prestar atenção ao simples, ao que não enxergamos por estar próximo demais de nossos olhos. aquilo que fazemos de um modo todo especial.

E não me venha com essa história: De que não dá tempo porque você atende 25 pessoas num turno! Você e a Fisiotorcida do Brasil em ano de Copa, fale sério!

O importante não é a quantidade mais a qualidade. Dois minutos de um pouquinho de atenção pode cativar o cliente e seus familiares para sempre. Diferencial é aquilo que fazemos de um modo todo especial. Busque seu diferencial e torne-se especial (E... até rimou!)

2 comentários:

  1. Olá Lívia parabéns pela iniciativa, compartilho contigo, a mesmice é um problema...fazer parte das ondas de modismos também (rpgs...pilatesssssss....estetica...) temos que ser diferenciais dentro da nossa área.

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  2. concordo colega, seu texto inspira levantar a cabeça e ir atrás, uma pena que mtos colegas ao invés de levantar suas cabeças às baixam ao primeiro percalço, na primeira entrevista; aceitam trabalhos mal remunerados e trabalham mal "só de raiva"pq ganha mal, não valoriza o cliente, que esta ali, mas que amanhã pode precisar de um home care e vai pensar nele se for bem atendido não é mesmo??ai ele pode estar ganhando um pouco melhor e sentir-se valorizado...

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