segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Finanças, a continuação.

Continuando o assunto finanças, agora que você já fez um levantamento dos custos fixos e variáveis é hora de aplicar algumas fórmulas e conceitos e criar seu planejamento financeiro.


Essa é a parte do plano de negócios que mostra como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro. No plano financeiro, apresentam-se, em números, todas as ações planejadas para a empresa.


Existem vários modelos, mais o conteúdo básico é composto pelo: Custos e Despesas, Investimento Inicial, Receitas, Fluxo de caixa, Demonstrativo de Resultados Previstos e pelo Ponto de Equilíbrio.


No Investimento Inicial, com base no levantamento feito na planilha de despesas, especifica-se o quanto será gasto com as instalações, suprimentos, equipamentos e mobiliário para a implantação do negócio. Com essa informação você sabe o quanto efetivamente tem de buscar para iniciar seu empreendimento.


No item Receitas você vai fazer com base nos custos de implantação, dos impostos e de prestação do serviço o cálculo do valor de seu serviço. O preço ideal do serviço é aquele que cobre os custos e ainda proporciona o retorno desejado.


Assim a formula básica de preço é: Preço = custo + lucro + impostos. Lembrete: Se você vai trabalhar em domicilio ou pretende abrir um consultório não esqueça do ISS, o que lhe permitirá emitir notas fiscais, mais se vai se tornar pessoa jurídica ou ter funcionários o ideal é contratar os serviços de um contador.


Quanto ao lucro saiba primeiramente que não somos nós que ditamos o preço do nosso trabalho. Quem diz o preço que poderemos cobrar por aquilo que fazemos é o mercado. Assim além de analisar seus custos, deverá também analisar os preços praticados pelos concorrentes.


E aqui é necessário conhecer novos conceitos: Custo Direto é aquele facilmente identificado no valor do serviço e o que não precisa de critérios de rateio. Já o Custo Indireto é aquele que necessita de critérios de rateios. Quase todos os custos são indiretos, daí a necessidade de se estabelecer também quantos pacientes pretende-se atender em determinado tempo.


Para encontrar o custo indireto do serviço some todas as despesas que serão financiadas pelo cliente e divida pelo número de horas trabalhadas ou pelo número de pacientes em determinado tempo.


Exemplos: O custo anual do crefito: não dá para cobrar tudo de um paciente só, então você divide o valor anual pelo número de pacientes que você pretende atender no mês ou pelo número de horas. Exemplo R$ 220,00 /15 pacientes = R$ 14,67 ou por 240 h/mês = R$ 0,92, sendo portanto um custo indireto.


Já o material de atendimento, como luvas, cremes, papel de maca,etc...cada paciente deve suprir o que é gasto em seu atendimento, sendo portanto um custo direto.Digamos que o papel de maca custa R$ 6,00 e rende 20 coberturas, e portanto 20 atendimentos, dividindo 6,00 /20 = 0,30, é o valor de cada lençol.E deve ser incorporado ao calculo do preço de cada sessão.


Em se tratando de cremes e produtos líquidos, determine quantas gramas e quantos mls cada cliente vai usar. Assim se um pote de redutor de medidas custa R$ 12,00 e tem 500g, vai dar 12,00/500=0,024 por grama.Se cada cliente vai usar 5 gramas por sessão,então elas custarão: 5 x 0,024=0,12, em dez sessões R$ 1,20 de creme redutor esse cliente irá gastar.


Sua mão de obra, ou seja, seu salário deve ser calculado ou em valor fixo, dividindo o quanto será o seu salário pelo número de horas mensais de trabalho ou ainda pelo número de pacientes que você pretende atender no mês.


Digamos que seu salário seja de R$ 1.320,00 e que você trabalhará 240 h/mês (calminha, é só um exemplo). Assim 1.320,00/240= R$ 5,50 por hora. Se você atende 15 paciente/mês então será R$ 88,00 por paciente. Já deu para perceber que quanto maior o número de pacientes, mais acessível fica seu preço. Ou por porcentagem, que eu considero mais fácil principalmente no inicio, 20% do lucro líquido por exemplo. E lembre-se seu salário é classificado como custo fixo.


Para se encontrar o preço de venda do serviço aplica-se a chamada taxa de marcação também conhecida por mark-up. Há duas formulas: o mark-up divisor e o mark-up multiplicador. Mais ambos nos levam ao mesmo resultado.

A fórmula do mark-up divisor é: Taxa de Marcação: 100 – (custos de comercialização + margem de lucro)/ 100 . Margem de lucro, você define ao seu bel prazer, mais não exagere!


Custo de comercialização é a soma de, no nosso simplório exemplo, R$ 88,00 + 14,67 = 102,67 ou ainda R$ 5,50 + 0,92 = 6,42. Ou seja, é composto pelos gastos com material de atendimento, seu salário, seu custo com deslocamento até o cliente, marketing, resumindo: os custos diretos. Aí! Você vai me perguntar por telepatia: Horas ou Pacientes, que parâmetros eu adoto?


Como eu disse a idéia é aproximar esse conhecimento contábil da nossa realidade. Sem dúvida que adotar Pacientes como parâmetro facilita a nossa vida, porque nem sempre conseguimos estabelecer com clareza quantas horas trabalhamos. Mais para tornar o preço acessível precisamos diluir certas despesas em muitos pacientes ao longo de um ano.


Exemplo: o crefito que é taxa anual dá para diluir em 30 pacientes, assim na prática o que é que acontece: Se você iniciar seu empreendimento em 2010 terá que pagar a anualidade com o capital inicial de investimento. Ao longo do ano 30 pacientes darão o retorno desse gasto inicial e outros 30 financiarão o crefito de 2011. Assim quando 2011 chegar você já terá esse dinheiro em caixa, fruto do trabalho no ano anterior.


E assim pode ser com equipamentos, móveis, reforma do espaço e cursos. Entretanto custos como parcela do financiamento só dá para diluir se houver carência, por exemplo, você tem seis meses para gerar o valor de três parcelas, com esse dinheiro em caixa você tem três meses para gerar mais duas parcelas, e assim por diante e os impostos, como ICMS para quem é pessoa jurídica, definitivamente não dá para diluir, tem que dividir o valor pelo número de pacientes de um único mês.


Encontrando o valor total dos custos indiretos (para facilitar some todos os custos indiretos e divida pelo número de pacientes que se pretende atender: no nosso exemplo: R$ 1.320+220,00/15) você encontrará o custo do produto. Assim para encontrar o preço de venda, aplique a fórmula: Preço de Venda = Custo do Produto / Taxa de Marcação (Se você usou o mark-up divisor).

O lucro líquido é calculado da seguinte forma: Lucro líquido = Total das receitas - Total das despesas (fixas e variáveis).

Galera isso aí é o basicão dessa história! Eu sei que é meio complicado, mas eu nunca lhe disse que seria fácil. O ideal é tomar um curso e com os custos fixos e variáveis, já pesquisados em mãos, fazer seu planejamento durante as aulas, mais se ainda assim for mais fácil para você contrate um contador e peça ele fazer esses cálculos.


Pensa que acabou? Dia 24 de novembro continua!

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