terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ser um empreendedor. De onde virá a idéia?

As idéias mais criativas são aquelas mais obvias e simples. E não é preciso ser nenhum gênio para tê-las. A inspiração e a oportunidade estão em toda parte,idéias criativas surgem da associação dessas duas coisas.


Richard Ogle, em seu livro Smart World, dá um exemplo clássico disso: No fim dos anos 50, as bonecas para crianças eram basicamente bebês com pernas e braços grandes e gordos. A indústria de brinquedos acreditava que as meninas queriam brincar de ser mãe.


Um dia, Ruth Handler, fundadora da Mattel, viu sua filha brincar com uma boneca adolescente feita de papel. A menina trocava as roupas da boneca. E aquilo chamou sua atenção.


Durante uma viagem de férias à Suíça, ela viu uma boneca adulta feita de plástico. Era jovem, glamorosa e sexy. Ruth juntou essas duas idéias, da boneca adulta e da troca de roupas. E a Mattel criou a Barbie.


E como eu aplico isso na Fisioterapia?

Observe o que acontece a sua volta enquanto trabalha. Observe o que dizem seus companheiros enquanto conversam sobre Fisioterapia. O que te chama atenção?


Idéias são formadas em sua mente o tempo todo. Mas idéias são como sonhos, se não forem devidamente armazenadas, serão esquecidas e perdidas em poucos minutos.


Por isso, anote qualquer idéia que você tenha, mesmo que ela não faça o menor sentido. Anote. E quando decidir levá-la adiante, mergulhe de cabeça nela, estude-a profundamente, tenha todas as dúvidas impossíveis e procure repetidamente o maior número de respostas possíveis. Seja como um construtor.


O construtor sabe que a semente de toda idéia surge inacabada, precisa ser trabalhada para se tornar viável e prática. E que quanto mais ambiciosa for a idéia, mais dúvidas ela apresentará, e maiores serão os desafios.


É importante reconhecer que na medida em que você resolve os obstáculos, isto é, constrói a viabilidade da idéia, você a está. O resultado final pode ser bem diferente da idéia original. E essa é a verdadeira natureza do desenvolvimento de uma idéia. E aí o valor da idéia original está em ter desencadeado o processo de inovação.


Está sem inspiração! Dê uma olhada no nosso Banco de Idéias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com