Como eu disse antes a tentativa aqui é aproximar dois mundos. Nas outras áreas, a filosofia é somar as partes e encontrar o todo. Para nós, da área da saúde, é exatamente o contrário, nós partimos do todo para analisar as partes.
Acredito que por isso tenhamos uma certa dificuldade com as questões operacionais do empreendedorismo.Quando se lê sobre o assunto ou se assiste uma palestra,essas questões são apresentadas separadamente,soltas, como se fossem independentes e que uma coisa deveria ser feita antes ou depois da outra.Mas na prática é tudo ao mesmo tempo, agora!
A pesquisa de mercado nada mais é do que buscar as informações relevantes sobre o campo de atuação da sua intenção empreendedora, seus concorrentes ou similares na área e especialmente sobre seus futuros clientes. A pesquisa não vem nem antes nem depois mais sim é parte integrante do plano de negócios.
Eu vou destacá-la para você não ficar boiando, porque se você tem uma idéia empreendedora você vai ler em algum lugar ou alguém vai lhe perguntar se você fez uma pesquisa de mercado. E se você já está fazendo seu plano de negócios com certeza já fez a sua pesquisa. Porque ela não vem nem antes nem depois, mais sim é parte integrante do plano de negócios.
Se você pesquisar na internet ou em livros vai encontrar muita teoria sobre o assunto, vários tipos de pesquisa,várias formas de fazê-la, várias etapas,vários modelos, etc,etc...
Entretanto depois de muita palestra e muito estudo eu cheguei à seguinte conclusão. Fazer uma pesquisa de mercado é encontrar as respostas para cinco perguntas:
1. Qual a Relevância? Sua idéia deve ser uma fonte de benefícios e soluções para o futuro cliente, algo que o mercado algo queira, valorize, dê importância.E você deve perguntar também: Existem outros como eu e porque eles são importantes?
2. Qual o Reconhecimento? Se já existirem outros fazendo o mesmo, sua intenção empreendedora precisa ter um diferencial, percebido pelos seus clientes, sobre a concorrência. Ou seja, que diferencial será esse? Se a idéia é pioneira então caberá a você mostrar sua importância a seus clientes, ou seja, mostrar para eles que a necessidade já existe e que é você quem traz a solução. Resumindo: Como você vai ser reconhecido?
3. Qual a Receptividade? Para você se tornar reconhecido por seus clientes é preciso primeiro que você os conheça, saiba quem são, quantos são, onde estão, seus desejos principalmente se já existirem outros fazendo o mesmo que você. Abreviando: conhecendo você tornar-se conhecido do seu cliente, e assim você gera aproximação com o seu segmento-alvo. Se sua idéia é inovadora conhecer a receptividade faz com você estabeleça a melhor estratégia para se aproximar do seu público oferecendo um novo serviço.
4. Qual a Responsividade? Você já conhece os desejos de seu público-alvo ou a necessidade do que tem para oferecer e agora já pode casar sua idéia com o que eles desejam, e se perguntar como gerar a resposta que seu cliente espera sob a forma de serviços e assim satisfazer aos anseios dele, e conhecer o que seus concorrentes fazem para encontrar essa mesma reposta.
5. Qual o Relacionamento? Se sua idéia tem concorrentes ou similares, que caminhos eles seguem para estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente? Vale conhecer o que eles fazem para lógico, fazer melhor que eles! E lembre-se itens como preço,localização do empreendimento,facilidades como pagar com cartão de crédito ou convênio com planos de saúde também são fatores de relacionamento com o cliente para você e os concorrentes.
O que está descrito acima é conhecido como Os Fatores Chave De Sucesso Nos Negócios - os 5Rs. Não é coincidência que eu os tenha tomado como base para simplificar a idéia da pesquisa de mercado. Conhecendo bem o mundo ao qual você pretende fazer parte as chances de sucesso são muito maiores.
Ah! Mais eu também trabalho como vou fazer a pesquisa? Pode usar a internet e principalmente pergunte as pessoas: aos colegas, a pacientes e seus familiares ou acompanhantes, amigos, vizinhos e até aos funcionários. Observe ao seu redor!
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