segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fazer Pesquisa de Mercado: Acredite está em nossa natureza!

Como eu disse antes a tentativa aqui é aproximar dois mundos. Nas outras áreas, a filosofia é somar as partes e encontrar o todo. Para nós, da área da saúde, é exatamente o contrário, nós partimos do todo para analisar as partes.

Acredito que por isso tenhamos uma certa dificuldade com as questões operacionais do empreendedorismo.Quando se lê sobre o assunto ou se assiste uma palestra,essas questões são apresentadas separadamente,soltas, como se fossem independentes e que uma coisa deveria ser feita antes ou depois da outra.Mas na prática é tudo ao mesmo tempo, agora!

A pesquisa de mercado nada mais é do que buscar as informações relevantes sobre o campo de atuação da sua intenção empreendedora, seus concorrentes ou similares na área e especialmente sobre seus futuros clientes. A pesquisa não vem nem antes nem depois mais sim é parte integrante do plano de negócios.

Eu vou destacá-la para você não ficar boiando, porque se você tem uma idéia empreendedora você vai ler em algum lugar ou alguém vai lhe perguntar se você fez uma pesquisa de mercado. E se você já está fazendo seu plano de negócios com certeza já fez a sua pesquisa. Porque ela não vem nem antes nem depois, mais sim é parte integrante do plano de negócios.

Se você pesquisar na internet ou em livros vai encontrar muita teoria sobre o assunto, vários tipos de pesquisa,várias formas de fazê-la, várias etapas,vários modelos, etc,etc...

Entretanto depois de muita palestra e muito estudo eu cheguei à seguinte conclusão. Fazer uma pesquisa de mercado é encontrar as respostas para cinco perguntas:

1. Qual a Relevância? Sua idéia deve ser uma fonte de benefícios e soluções para o futuro cliente, algo que o mercado algo queira, valorize, dê importância.E você deve perguntar também: Existem outros como eu e porque eles são importantes?

2. Qual o Reconhecimento? Se já existirem outros fazendo o mesmo, sua intenção empreendedora precisa ter um diferencial, percebido pelos seus clientes, sobre a concorrência. Ou seja, que diferencial será esse? Se a idéia é pioneira então caberá a você mostrar sua importância a seus clientes, ou seja, mostrar para eles que a necessidade já existe e que é você quem traz a solução. Resumindo: Como você vai ser reconhecido?

3. Qual a Receptividade? Para você se tornar reconhecido por seus clientes é preciso primeiro que você os conheça, saiba quem são, quantos são, onde estão, seus desejos principalmente se já existirem outros fazendo o mesmo que você. Abreviando: conhecendo você tornar-se conhecido do seu cliente, e assim você gera aproximação com o seu segmento-alvo. Se sua idéia é inovadora conhecer a receptividade faz com você estabeleça a melhor estratégia para se aproximar do seu público oferecendo um novo serviço.

4. Qual a Responsividade? Você já conhece os desejos de seu público-alvo ou a necessidade do que tem para oferecer e agora já pode casar sua idéia com o que eles desejam, e se perguntar como gerar a resposta que seu cliente espera sob a forma de serviços e assim satisfazer aos anseios dele, e conhecer o que seus concorrentes fazem para encontrar essa mesma reposta.

5. Qual o Relacionamento? Se sua idéia tem concorrentes ou similares, que caminhos eles seguem para estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente? Vale conhecer o que eles fazem para lógico, fazer melhor que eles! E lembre-se itens como preço,localização do empreendimento,facilidades como pagar com cartão de crédito ou convênio com planos de saúde também são fatores de relacionamento com o cliente para você e os concorrentes.

O que está descrito acima é conhecido como Os Fatores Chave De Sucesso Nos Negócios - os 5Rs. Não é coincidência que eu os tenha tomado como base para simplificar a idéia da pesquisa de mercado. Conhecendo bem o mundo ao qual você pretende fazer parte as chances de sucesso são muito maiores.


Para quem vai iniciar um empreendimento a pesquisa de mercado é a coleta de informações para verificar a validade e a viabilidade da idéia e assim orientar as decisões de como você vai encontrar o seu lugar no mercado.

Ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, seus equipamentos, suas instalações e ouvir reclamações de clientes; entrar em contato com serviços semelhantes; buscar dados do IBGE, do DataSus, de associações e organizações que tratam ou atendem seu público-alvo,por exemplo, vão ajudar a responder as perguntas. As informações estão fora de você, à sua volta.


Ah! Mais eu também trabalho como vou fazer a pesquisa? Pode usar a internet e principalmente pergunte as pessoas: aos colegas, a pacientes e seus familiares ou acompanhantes, amigos, vizinhos e até aos funcionários. Observe ao seu redor!


A pesquisa de mercado oferece subsídios que permitem que o empreendedor possa tomar uma decisão mais precisa e segura. Por isso não fique no achismo, dedique um pouquinho de tempo, colete as informações, registre-as e as organize de forma clara, objetiva e realista. E como eu disse antes se você já está fazendo seu plano de negócios, está no caminho para ter todas essas respostas!Afinal ser pesquisador sempre fez parte da nossa natureza.


Próxima parada dessa viagem: dia 03 de novembro!

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