segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Empreender Fora dos Ramos Tradicionais da Fisioterapia – Parte 13

Com a necessidade de oferecer um serviço com uma qualidade cada vez maior, o sistema brasileiro de saúde tem buscado no processo de acreditação encontrar o melhor caminho.

Na área da saúde, acreditação é definida como um processo voluntário, periódico e reservado, de avaliação dos recursos institucionais, que tende a garantir a qualidade na assistência aos pacientes por meio de padrões previamente determinados. Hoje a acreditação é voltada para hospitais, laboratórios clínicos, serviços de hemoterapia e clínicas, mas em breve atingirá todos os tipos de prestadores de serviços de saúde, em todas as áreas.

As principais vantagens para a instituição acreditada são: ajuste dos resultados e custos à receita obtida, aprimoramento da gestão, diminuição de custos, redução de desperdícios, melhoria da qualidade dos serviços, aumento da confiabilidade e satisfação dos usuários.
Este sistema pode ser implantado em todas as organizações - públicas, privadas, universitárias, filantrópicas, etc. Independente da missão da organização, o sistema tem sua lógica e metodologia voltadas exclusivamente para busca de melhorias contínuas do atendimento.

E para organizar esse processo muitas instituições buscam a ajuda de um consultor. E aí que nós entramos!Pesquisando na internet encontrei principalmente administradores como consultores para acreditação na saúde. Que vestissem jaleco branco encontrei apenas médicos e dentistas consultores em acreditação e nenhum fisioterapeuta.

E se você já trabalha numa instituição esse pode ser o diferencial que faltava. Pois em alguns anos os compradores de serviços de saúde, preocupados, com a qualidade e os respectivos custos, também começaram a exigir, para fins de contratos informações sobre os serviços prestados e seus resultados, bem como a amplitude do controle da gestão dos mesmos,incluindo até o impacto ambiental que a instituição pode causar. Ou seja, o que ainda é visto como diferencial,logo será obrigação.E se na própria instituição já tiver alguém qualificado para desenvolver o processo,mesmo com ajuda externa,isso facilitará o andamento das coisas.

Já existem cursos de pós graduação no assunto e tanto o Consórcio Brasileiro de Acreditação - CBA quanto a ONA - Organização Nacional de Acreditação possuem cursos especializados inclusive à distância. E se você está no Rio de Janeiro, o Consórcio está oferecendo uma palestra social gratuita, sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (PGRSS) de um hospital já acreditado.

E se quiser entender um pouco mais da importância da acreditação,leia a edição nº 4 da nossa revista tem uma matéria legal sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com