Imagine que o mercado profissional possui de dois tipos de oceanos – oceanos vermelhos e oceanos azuis. Os oceanos vermelhos representam a maioria dos setores que existem hoje dentro da Fisioterapia. É o espaço de mercado conhecido. Já os oceanos azuis abrangem todos os setores ainda não explorados. É o espaço de mercado desconhecido.
A Estratégia do Oceano Azul é considerada atualmente uma das mais eficazes estratégias de carreira, ela foi criada pelo sul-coreano Cham Kim e a professora francesa Renée Mauborgne e o livro já foi publicado em 36 línguas, em 180 países e é um dos maiores sucessos editoriais do momento.
Como isso se aplica a Fisioterapia? Bom, se tem uma coisa que nós, da fisioterapia e da área da saúde em geral, temos que aprender é: estratégia de gestão da carreira profissional.
Estratégia é um termo de origem grega, adotado do conhecimento militar, que significa: a maneira como agiremos para que determinado objetivo seja atingido. Portanto, concentrar-se nos oceanos vermelhos é aceitar que o território é limitado e a necessidade de derrotar o fisioinimigo para realizar os objetivos além de negar a força e a capacidade de criar novos espaços de mercado ainda inexplorados.
Resumindo bem objetivamente a estratégia azul é: parar de olhar para os concorrentes e começar a procurar oportunidades alternativas em que suas competências serão úteis.
Eu sei que não é fácil e por várias razões: é muito mais seguro e previsível fazer o que todos fazem; brasileiro detesta pagar mico, ou seja, morre de medo de se arriscar e se não der certo, ter que enfrentar os companheiros. Além de se preocupar muito com o que os outros dizem ao invés de seguir seus próprios instintos.
Agora imagine se brasileiros como o astronauta Marcos Pontes, o inventor Santos Dumont, a freira Irmã Dulce e a Drª Zilda Arns tivessem dado bola para todos aqueles que lhes disserem que não ia dar certo? Pois caso você nunca tenha percebido eles são grandes empreendedores da nossa história.
Mais para se gerir a carreira é preciso primeiro conhecer a si mesmo e o mundo a sua volta. A estratégia do oceano azul propõe os seguintes passos: analisar suas competências, suas qualidades positivas e negativas e descobrir como está sendo percebido no mercado. Para então montar seu plano estratégico de carreira e assim comunicar este plano ao mercado.
E existem oceanos azuis em todas as áreas. Nas tradicionais, sempre existe uma forma melhor de se fazer algo e nas não tradicionais, o mar é do caribe. Entretanto adotar uma estratégia,seja ela qual for, significa principalmente duas coisa: ser pró-ativo e o principal, saber onde se quer chegar.
Ou seja, se há uma forma melhor e mais eficiente de fazer algo, pense na melhor forma de demonstrar isso e faça. Se você vai explorar novas áreas,que aliás são muitas: analise, planeje,estude e execute. Porque o FisioOceano é azul.
E para lhe dar inspiração que tal conhecer a seção Empreendedorismo, lá tem 10 sugestões fora das áreas tradicionais da Fisioterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com