A melhor propaganda é o boca a boca. Concordo plenamente. Mas contar só com isso, já não é o suficiente.
A grande maioria das pessoas pensa que marketing é simplesmente propaganda. Não é tão simples assim. Principalmente quando o profissional, o produto e o pessoal estão reunidos na mesma figura, como em nós, os fisioterapeutas.
Marketing, de maneira geral, é o conjunto de atividades que tem o objetivo de facilitar o processo de conquistar e manter o cliente. Enquanto marketing pessoal é uma ferramenta de valorização do ser humano em todos os seus atributos e características.
O marketing comercial é totalmente direcionado à promoção de produtos ou serviços. E o marketing profissional ocupa-se da promoção da profissão e do profissional em si. Coordenar tudo, é que é a ciência.
Você pode ser um profissional brilhante, o único em sua cidade que realiza tratamento a laser para psoríase, por exemplo. Mas as pessoas de sua região nem sabem o que é psoríase, o que dirá que a Fisioterapia oferece um tratamento de controle para isso.
Ou ainda você é um profissional dinâmico, que está inserido numa organização de saúde, e que sempre traz novas técnicas ao seu atendimento, mas ninguém sabe disso. Ou quem sabe você é um profissional excepcional mais que não sabe demonstrar aproximação com o paciente por isso é considerado frio e distante.
Ou seja, não adianta ser bom e ninguém saber o que sua profissão faz, que tipo de profissional você é ou não demonstrar suas qualidades ao mercado. E o marketing traz as ferramentas para ajudar a resolver tais problemas.
Infelizmente quando estamos na graduação, não nos ensinam que o marketing é uma ferramenta profissional tão importante quanto qualquer técnica fisioterapêutica que aprendemos nem como utilizá-la a nosso favor.
E aí me vem à dúvida: O mercado está saturado? A concorrência é muito grande? Ou somos nós que não utilizamos corretamente as ferramentas que outros profissionais utilizam para se desenvolverem?
Temos que criar uma estratégia para promover a profissão, afinal temos apenas 40 anos e muita gente não sabe direito pra que serve a Fisioterapia, muito menos as várias áreas específicas em que atua. Precisamos nos lembrar que também somos o produto e que divulgar isso exige estratégias comerciais.
E pra completar, somos pessoas com qualidades, que são procuradas pelo mercado de trabalho, mas que se não divulgadas, só serão conhecidas por nossas famílias. Como eu disse: Coordenar tudo isso a nosso favor, é que é a verdadeira ciência.
Ari Lima, especialista em marketing na área da saúde, lembra que “O posicionamento estratégico, no mercado, de médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da área de saúde exige uma abordagem de marketing”
Descubra qual a melhor estratégia pra você, busque ajuda profissional se necessário e invista nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com