quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Não quero pôr a mão na massa 1

Imagine como seria muito interessante para o fisioterapeuta montar sua clínica ou consultório adquirindo equipamentos de última geração com mais facilidade. Ou ainda se ainda na fase de estudante pudesse adquirir aquele livro fundamental quase de graça. A nova febre do momento pode virar um negócio interessante para área de saúde.

O clube de compras é uma associação de consumidores que se juntam para ter maior poder compra e conseguir um desconto maior em produtos e serviços. Esta modalidade beneficia tanto o fabricante que poderá vender muito mais produtos quanto os consumidores que conseguirão produtos de qualidade a preços baixos.

O grande reinventor dessa modalidade de associativismo foi o americano Andrew Mason, o criador do Groupon. Fundado em novembro de 2008, o Groupon, site que iniciou a febre mundial das compras coletivas, é a empresa de crescimento mais rápido da história – à frente de Google, Amazon e Facebook por ser a única empresa a superar a marca de US$ 1 bilhão, com lucro e em menos de dois anos.

Porém segundo Alexandre Umberti, diretor de marketing da e-bit, empresa especializada em estudos do comércio eletrônico, “Atualmente existem no Brasil mais de 300 sites desse tipo, e mais 100 estão para iniciar operações. Estima-se que pelo menos um novo site de compras coletivas surja a cada 15 dias no país.”

Ele alerta ainda que “Começa a se repetir aqui o que ocorreu nos Estados Unidos, onde o Groupon tem hoje mais de 300 concorrentes com isso a tendência é que muitos destes sites desapareçam cerca de um ano após serem criados”. Para criar um diferencial ele sugere que “Pode ser uma página focada somente em regiões geográficas específicas, ou ainda sites especializadas em determinados tipos de serviços e produtos“.

Captou a mensagem! Um Clube de compras coletivas especializado em equipamentos, suprimentos, produtos e serviços para área de Fisioterapia e olha que contabilizando apenas os cadastrados no conselho,nós somos mais de 200.000 consumidores.

As possibilidades vão desde suprimentos como eletrodos até equipamentos de uso profissional; de produtos como livros especializados até cursos de pós-graduação e serviços que vão desde a produção de cartões de visitas até a consultoria de contabilidade.

Esse tipo de site funciona da seguinte forma: A empresa faz parceria com o site, que apresenta a promoção em sua página, oferecendo um determinado número de cupons por um tempo limitado. Concluída a venda, o site fica com uma porcentagem do valor pago pelo cupom e repassa o restante para o empresário.

E onde é que o conhecimento em Fisioterapia entra nisso?

Com o conhecimento adquirido na área você sabe quais são as melhores marcas, prazos, o quanto o produto deve ser limitado por comprador e os preços de mercado. E isso evitaria, por exemplo, um grande problema encontrado em certos clubes de compras quanto aos descontos apresentados.

Já foi verificado, por exemplo, que perfumes que estavam sendo vendidos por R$ 150,00 com um teórico desconto de 70% sobre o valor de R$ 500,00, mas o valor desse produto em lojas normais online e reais era de R$ 200,00, ou seja, o desconto na realidade era de apenas 25%. E para ter credibilidade e construir um negócio sólido no século 21, sem honestidade e transparência é melhor nem começar.

Alguns clubes como Youclube, no ar a desde o segundo semestre de 2010, já oferece alguns produtos para Fisioterapia. Ele ofereceu, por exemplo bolas suíças com desconto de até 67% , em ofertas que ficaram disponíveis por uma semana e onde o tempo médio de envio do produto era de 20 dias no máximo.

Bom a idéia é essa e a regra é a mesma:

Planeje. Pesquise. Estude seu negócio.

Não se precipite!

Até a próxima!

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