terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mas e se eu levar um Não?

Você se convenceu. Tem uma idéia para melhorar o atendimento no serviço de Fisioterapia na organização em que trabalha, além de ser uma boa chance de mostrar seu lado intraempreendedor. Chega o grande dia de apresentar sua sugestão de mudança. E lá vem aquele pensamento sinistro: Mas e se eu levar um Não?


Nada assusta mais o ser humano que ouvir um Não. Principalmente no ambiente de trabalho.E esse medo tem feito muitos profissionais deixarem de dar aquela idéia maravilhosa e que poderia dar-lhes o merecido destaque na organização.

Mas existe algo que nós deveríamos temer mais do que a possibilidade de ouvir um Não. Ver algum colega, mais corajoso, tempos depois, dar a mesma idéia e se destacar.

Por isso ao invés de assumir o Padrão Medroso, aquele tem sempre medo de tudo, que tal observar as vantagens da possibilidade de ouvir um Não

1° Quase toda rejeição pode ter alguma informação útil

O Não está associado a idéia de negativo, negativismo. Se depois de ouvir o Não você for capaz de perguntar o porquê e escutar a rejeição, o outro ficará bastante aliviado por poder se explicar melhor. E ao invés de contra-argumentar, pense em como pode usar essa informação para melhorar sua proposta e reduzir as chances de uma nova rejeição em outra oportunidade.

Mas lembre-se Ouvir é algo automático, fisiológico ouvimos ruídos, buzinas de carro, diversos tipos de sons, etc. Mas escutar é algo mais complexo, necessita atenção, paciência, compreensão e principalmente boa vontade.

Não tome tudo como pessoal

Nunca leve a coisa para o lado pessoal: Não é você que está sendo rejeitando, mas sim a sua oferta. A história das grandes figuras da humanidade é plena de negativas e rejeições, mas também marcada uma generosa dose de teimosia inteligente. Analise o que aconteceu, o momento em que aconteceu e encontre a melhor nova oportunidade de expor suas idéias novamente.

A porta nem sempre abre quando batemos. Porém pior que não tentar abrir a porta é passar todo o tempo do lado de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com