Uma atitude empreendedora, que eu nas minhas andanças pelo mundo virtual, percebo é a vontade de estudar e ou trabalhar fora do país relatada por muitos fisiocolegas.
Para recolher informações e conhecer melhor o fisiouniverso fora do Brasil eu lancei, pela internet, a campanha Correspondente Internacional, que nada mais era do que uma tentativa de atrair pessoas dispostas a relatar suas experiências profissionais em outros países,mas apesar de todo o meu empenho, por meses, nada acontecia até que um filho de Deus resolveu encarar o desafio.
Marcos é Fisioterapeuta desde 2003, especialista em Neurologia, cursa o Mestrado em Biotecnologia e estava de mudança pra Montreal, no Canadá quando nos concedeu essa entrevista:
- Quem é você ?
Marcos Rodrigues, de São Paulo mas morando em Ribeirão Preto, desde 2003 como fisioterapeuta e chego no Canadá em agosto de 2011.
- Porque você escolheu esse país ?
Me apaixonei pelo Canadá quando morei lá em 2006, e depois de ver a qualidade de vida e a disponibilidade de vagas em Fisio por lá, me programei para mudar com minha esposa e desde então estamos no processo de imigraçào via Quebec, cujo visto de residente permanente saiu há dois meses.
- Como você fez para chegar nesse país ?
Imigração via provincia de Quebec e morar em Montreal é quase mágico, um lugar que reúne qualidades de Europa,EUA e Brasil.
- Como você foi contratado e/ou aceito na instituição em que trabalha e/ ou estuda?
Ainda não fui contratado mas estou bastante atualizado quanto as necessidades para que se atue como fisio por lá.
- Qual o protocolo necessário (documentos, provas de proficiência, vistos, autorizações legais...) para trabalhar e/ou estudar e o que fazer para consegui-las?
O processo é complexo e depende de alguns fatores, que terei prazer em divulgar com calma pra quem tenha duvida. Mas principalmente o Toefl, o Delf e o Gre, pois é necessário que se faça uma equivalência acadêmica e profissional.
- Quais as vantagens profissionais e financeiras de trabalhar e/ou estudar nesse país
Principalmente a questão de qualidade de vida, pois o salário é bom mesmo mas as condições de vida, saúde e educação são os grandes atrativos.
- Quais as dificuldades socioeconômico profissionais de estar nesse país?
Ainda não senti esse clima já que, quando estive lá, trabalhei com sub emprego e não na área.
- Quais as perspectivas de futuro que estar nesse país vai lhe trazer e quais as novidades de tratamento utilizadas em sua área?
É um país de primeiro mundo que fornece qualidade inigualável em crescimento profissional e acadêmico e possui uma demanda absurda de profissionais de saúde.
- Quais as dicas e conselhos para quem quiser seguir seu exemplo.
ORGANIZAÇÀO, PLANEJAMENTO E QUALIFICAÇÀO PROFISSIONAL.
Quer saber mais sobre TOEFL, DELF, GRE e onde usar no Canadá? Então dê uma olhada no nosso conteúdo exclusivo(demorou,mais saiu) no Facebook,te espero lá!
Mas se você tiver algum problema para visualizar o post no Facebook, acesse aqui
Maravilha! Temos aqui as pinceladas de um primeiro passo a ser dado para quem quer trabalhar fora (eu por ex).Aguardamos novidades sobre locais (empresas ou universidades), no Canadá, que abrem as portas. Ou seja, uma vez tendo alcançado os pré-requisitos linguísticos,surge a questão: Qual é o proximo passo? A quem devo encaminhar currículo ou proposta de trabalho? Como começar objetivamente uma pós graduação e quais os custos?? Enfim...perguntas mil! obrigada e parabéns.
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber informações de como está o Marcos Rodrigues. Se deu tudo certo, como está a vida como fisioterapeuta lá no Canadá. Obrigada, Milena.
ResponderExcluirOlá! Que tal perguntar diretamente para ele? Mande um email:drmarcosrodrigues@hotmail.com
ResponderExcluirtenho certeza que ele terá o maior prazer de lhe responder!
Obrigado por nos acompanhar e
Comente Sempre!
GOSTEI MUITO DA MATÉRIA, ESTOU NO 1° ANO DE FISIO E GOSTARIA DE SABER SOBRE FAZER RESIDENCIA EM FISIO NO EXTERIOR. OBG :)
ResponderExcluirDê uma olhada no banner a propaganda e entre em contato com o Dr. Marcos
ResponderExcluirGrd Abraço
Lívia