terça-feira, 3 de novembro de 2009

Marketing,Publicidade e Propaganda

Para nós, profissionais da área da saúde e para muita gente,marketing, propaganda e publicidade são a mesma coisa. Tecnicamente são três coisas diferentes. Marketing é o planejamento voltado para o mercado, as ações que você faz para aproximar o cliente do seu serviço. A propaganda é a forma de vincular mensagens sobre os serviços, é quando você fala do seu serviço na tentativa de fazer com que o cliente opte por você.

E publicidade é quando os outros falam de você, que poderá ser de forma positiva ou negativa, ou seja, através de uma experiência com seus serviços o cliente poderá falar bem ou mal para outras pessoas. Resumindo: marketing você decide, a propaganda você escolhe, com a publicidade você faz tudo para que seja a melhor possível.

Na realidade existe uma grande discussão filosófica, entre os especialistas do meio, sobre o que é marketing e o que é propaganda. Uma definição clássica feita pelos especialistas da área é que Marketing é o grande guarda – chuva,é a estratégia geral, que abrange desde as características do serviço, sua adequação ao mercado, preço, e como ele será anunciado para o mundo.

Marketing é um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a você e seu público interessado.O marketing envolve decisões que vão desde a escolha do nome fantasia, por exemplo, até a participação em feiras e eventos.

E onde foi que você já fez tudo isso: no plano de negócios.

Vamos para a prática: Imagine que sua idéia é oferecer atividade física para idosos saudáveis em condomínios. Com o marketing você vai decidir o nome desse serviço pensando na mensagem que você quer passar, que não passe a idéia de doença, se já existe outro serviço semelhante para que as pessoas não confundam,que seja fácil para que pessoas com mais idade memorizem.

Vai planejar eventos como palestras com outros profissionais voltados para a terceira idade ou festas temáticas para oferecer um diferencial. Decisões que são tomadas a partir da pesquisa de mercado,que por sua vez é parte do plano de negócios.

E como está tudo integrado, decisões como essas também geram publicidade e propaganda.Os outros moradores e funcionários do condomínio, os colegas que forem realizar as palestras e a família dos idosos vão comentar sobre o serviço. Vão fazer publicidade. Já se você decidir fazer uma camisa para cada cliente, independente de quem vai usá-la, ela será um veículo de propaganda.

Voltando para o nosso serviço para a melhor idade, você vai escolher qual o melhor meio de atingir os idosos. Como é um serviço que será oferecido a condomínios pode ser interessante anunciar em publicações especificas para síndicos, outro recurso que pode ser legal é levar o folder explicando como será o serviço para o síndico e para os condôminos.

Essas escolhas são conhecidas como estratégias de marketing, porque na prática marketing, acaba significando propaganda, mesmo. Qual a melhor estratégia? A que atingir o público-alvo desejado com o orçamento disponível. E muitas vezes você precisa muito mais de inteligência do que de dinheiro.

Pensando no nosso exemplo, participar de eventos como feiras de paróquias, dando palestras sobre a importância da atividade física é uma forma de divulgação, pois idosos costumam freqüentar ativamente esses eventos. Uma outra boa alternativa pode ser escrever artigos relacionados à saúde pro jornalzinho da igreja ou pro jornal do bairro (pode até sugerir uma permuta) ou uma propaganda no serviço de rádio da região em que pretende atuar. Fazer uma demonstração grátis pode ser a chave para fechar um contrato. Alternativas muito úteis e de baixo custo.

Por isso é interessante pesquisar sobre várias formas de propaganda, inclusive a propaganda na televisão,o mais caro de todos os veículos, para depois fechar o orçamento e escolher o que melhor se adapta a sua idéia.

E lembre-se propaganda é investimento, caro é verdade,mas sem ela como os seus clientes vão saber que você existe? Por isso deixe um capital para pelo menos três meses de propaganda.

Quanto a publicidade só a um caminho: serviço de qualidade e diferenciado.Não que isso vá evitar que alguém fale mal do seu serviço,afinal sempre há um baixo astral que vê defeito em tudo.Mas o único caminho para que os bons comentários se propaguem é esse.

Até o dia 10 de novembro!

3 comentários:

  1. Oi Dra Lívia gostei do blog, vim aqui pelo post sobre publicidade e propaganda.
    Muito Instrutivo!

    Uma das regras para propaganda segundo o Coffito 6 é o uso do Dr e Drª antecedendo o nome. O "Ft" que usas no blog não é reconhecido por nossos órgãos representativos.

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    1. Olá! Dr,Drª,Ft ainda há muita discussão sobre isso,pois tecnicamente somente que faz doutorado poderia usar o título de Dr.
      Comente sempre!!
      Grd Abraço
      Lívia

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