sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Plano B: Porque o fisioterapeuta precisa ter um

Gostamos de viver e de até repetir por aí, o principio do grande filósofo popular brasileiro Zeca Pagodinho: ”Deixa a vida me levar”. Junte a isso um velho ditado que dizia que: Quem trabalha na área da saúde nunca fica desempregado, só que a combinação dessas duas idéias tem se mostrado ultimamente bastante traiçoeira.

O que você fará se a instituição onde trabalha resolver enxugar seu quadro de funcionários?E se você perder aquele contrato de prestação de serviço? E quando um belo dia você acordar cheio de perder suas noites, seu natal, seu feriado prolongado, as festinhas de seus filhos trabalhando em plantões?E quando você se encher de trabalhar muito, sem as mínimas condições e ganhando muito pouco?

Por isso eu lhe pergunto: Qual é o seu plano B?

A grande maioria fica tão ocupada, confiante ou acomodada com o seu "plano A" que quando ele dá errado, o mundo desaba e nasce o arrependimento de não ter colocado uma proteção para não cair no chão. Segundo Max Gehringer “Ter um plano B para a carreira é mais que recomendável, é sábio”.

Portanto comece a pensar o que você fará amanhã se o hoje der problema. Em que outra área gostaria de atuar, que outra forma de trabalhar seria interessante ou mesmo que outra atividade diferente da Fisioterapia você gostaria de exercer.

E planeje!Escreva!Pesquise!Busque o conhecimento necessário para realizar esse plano. Não espere a tempestade chegar para buscar o bote salva-vidas!

O Plano B precisa ser encarado como uma opção de vida que dará tranqüilidade por isso prepare o terreno dia após dia e você verá que dificilmente será pego de surpresa se tiver que mudar de rumo quando menos se espera.

Aliás, só os desprevenidos sofrem e se desesperam com o inesperado, até porque quem possui um Plano B já está preparado para o dia em que precisará tirá-lo da gaveta.

E aí você já deve estar pensando: Como me dedicar em criar um Plano B quando mal consigo dar conta do meu plano A?

Comece hoje, um pouco todo dia. Não vai doer, eu garanto! Pois se você não conduzir o barco da sua vida, ela vai fazê-lo por você. E o final pode não ser o desejado.

Tome as rédeas da sua carreira e planeje também as situações adversas. Está em suas mãos evitar essas situações de frustração e desespero criando uma rota de salvação com antecedência. Desenvolva já uma alternativa e comece a agir sobre ela independente de você ser estar no setor público ou privado.

Porque é muito duro ver a tristeza e o desespero de alguém competente ao ver seu chão lhe ser tirado de debaixo dos seus pés, sem a mínima noção do que fazer dali pra diante. Imagine sentir na própria pele? Por isso fuja do mico!Descubra seu lado B!

Um comentário:

  1. Adoro este blog, mais tenho uma sugestão a todos que publicam aqui e aos que lêem. O COFFITO para quem não sabe, não reconhete (Ft) como tratamento, e nos aconselha a usar o (Dr) sendo essa uma das lutas do nosso Conselho, então vamos assumir a nossa maior idade e responsabilidade por nossa amada profissão Doutores!!!

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com