A Fisioterapia é uma jovem senhora de apenas 40 anos. Há a sua frente infinitas possibilidades. O que nos dificulta enxergar isso é que o estímulo a busca de novas possibilidades não faz parte da formação da maioria das pessoas. E assim fazemos o que outros já fazem.
Novas possibilidades já surgem no horizonte do mercado da Fisioterapia e já se mostram como promissoras. Uma delas é a Fisioterapia na Saúde Escolar.
As crianças em idade escolar queixam-se, cada vez mais de dores nas costas e no pescoço.Por isso está se estabelecendo, no Brasil, um campo de atuação para a Fisioterapia,que já é consolidado na Europa.
A Fisioterapia na Saúde Escolar consiste em promover a avaliação postural e o estimulo ao crescimento e desenvolvimento físico e motor além de promover a orientação aos pais e professores, com o objetivo de desenvolver a consciência corporal, prevenir problemas posturais e a inclusão dos padrões normais do desenvolvimento.
Além de buscar soluções e alternativas a fim de favorecer a inclusão da criança ou adolescente portador de alguma deficiência ao ambiente escolar. Entretanto a Fisioterapia na Saúde Escolar ainda é pouco explorada.
A atenção do fisioterapeuta deve estar voltada a aspectos preventivos que envolvam cuidados com a postura visto que as estratégias de intervenção ergonômica ou adaptação de mobiliários proporcionaram ao aluno uma postura boa e estável, facilitando a concentração e a atenção nas atividades realizadas e diminuindo dores musculares e desvios posturais.
Além disso, a realização de palestras e oficinas pode demonstrar e explicar conceitos sobre postura, exercícios respiratórios e a melhor forma de realizar as atividades de vida diária escolar para alunos, pais e professores.
Em sua atuação na inclusão escolar do portador de deficiência cabe ao fisioterapeuta demonstrar a importância que o desenvolvimento sensório-motor tem na aprendizagem, identificando os padrões posturais que interferem nas atividades escolares além de discriminar e utilizar equipamentos que auxiliem o professor e o aluno no processo educacional.
Cabe neste caso ao fisioterapeuta instruir o professor sobre o posicionamento e manuseio do portador de deficiência tanto no ambiente de sala de aula como em atividades extra classe.
Há ainda várias possibilidades! Acompanhe os próximos textos!
Eu li a série de empreededorismo fora dos ramos tradicionais da matéria 14 até a 1. Achei excelente. As possibilidades são muitas, basta ter interesse e ir atrás!
ResponderExcluirMuito bom!