quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Empreender Fora dos Ramos Tradicionais da Fisioterapia – Parte 1

A Fisioterapia é uma jovem senhora de apenas 40 anos. Há a sua frente infinitas possibilidades. O que nos dificulta enxergar isso é que o estímulo a busca de novas possibilidades não faz parte da formação da maioria das pessoas. E assim fazemos o que outros já fazem.

Novas possibilidades já surgem no horizonte do mercado da Fisioterapia e já se mostram como promissoras. Uma delas é a Fisioterapia na Saúde Escolar.

As crianças em idade escolar queixam-se, cada vez mais de dores nas costas e no pescoço.Por isso está se estabelecendo, no Brasil, um campo de atuação para a Fisioterapia,que já é consolidado na Europa.

A Fisioterapia na Saúde Escolar consiste em promover a avaliação postural e o estimulo ao crescimento e desenvolvimento físico e motor além de promover a orientação aos pais e professores, com o objetivo de desenvolver a consciência corporal, prevenir problemas posturais e a inclusão dos padrões normais do desenvolvimento.

Além de buscar soluções e alternativas a fim de favorecer a inclusão da criança ou adolescente portador de alguma deficiência ao ambiente escolar. Entretanto a Fisioterapia na Saúde Escolar ainda é pouco explorada.

A atenção do fisioterapeuta deve estar voltada a aspectos preventivos que envolvam cuidados com a postura visto que as estratégias de intervenção ergonômica ou adaptação de mobiliários proporcionaram ao aluno uma postura boa e estável, facilitando a concentração e a atenção nas atividades realizadas e diminuindo dores musculares e desvios posturais.

Além disso, a realização de palestras e oficinas pode demonstrar e explicar conceitos sobre postura, exercícios respiratórios e a melhor forma de realizar as atividades de vida diária escolar para alunos, pais e professores.

Em sua atuação na inclusão escolar do portador de deficiência cabe ao fisioterapeuta demonstrar a importância que o desenvolvimento sensório-motor tem na aprendizagem, identificando os padrões posturais que interferem nas atividades escolares além de discriminar e utilizar equipamentos que auxiliem o professor e o aluno no processo educacional.

Cabe neste caso ao fisioterapeuta instruir o professor sobre o posicionamento e manuseio do portador de deficiência tanto no ambiente de sala de aula como em atividades extra classe.

Há ainda várias possibilidades! Acompanhe os próximos textos!

Um comentário:

  1. Eu li a série de empreededorismo fora dos ramos tradicionais da matéria 14 até a 1. Achei excelente. As possibilidades são muitas, basta ter interesse e ir atrás!

    Muito bom!

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Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
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