domingo, 22 de agosto de 2010

Empreender nos ramos tradicionais da fisioterapia – parte 5

Sempre se pode fazer de uma maneira melhor, algo que já está sendo feito.

No campo da obstetrícia a fisioterapia já atua pelo menos desde 1912, quando a fisioterapeuta Dra. Minnie Randell e o obstetra Dr. J. S. Fairbain, no St. Thomas Hospital em Londres, criaram um programa de exercícios no leito, auxiliando a recuperação física no pós-parto evitando assim a imobilização constante na cama, comum naquela época. Mas foi na década de 20 que as ciências da saúde voltaram às atenções para o período gestacional.

O homem na sua evolução busca equilibrar, em todas as áreas, novos e velhos conceitos. E no momento essa busca acontece também no momento do parto. A tradição de acompanhar as mulheres no parto remonta à época em que o nascimento acontecia tradicionalmente em casa.A mãe recebia de alguma mulher mais experiente o conforto e a sabedoria necessários para encarar o parto como um evento fisiológico. Para resgatar a natureza desse processo, uma profissional entra em ação: a doula.

Quem primeiro utilizou o termo doula, na sua concepção moderna, foi a Dana Raphael,antropóloga em 1973, para referir-se às mulheres que ajudavam às novas mães durante o périodo da amamentação e no cuidado ao recém-nascido nas Filipinas. Hoje o principal papel da doula é a acompanhar gestantes e a humanizar parto.

Atualmente qualquer mulher com mais de 18 anos pode ser doula, desde que faça o curso para atuar como tal. Contudo muitos profissionais de saúde estão buscando esse conhecimento, visto que esse é um dos caminhos que integram a humanização hospitalar. E se tem um profissional que pode gerar um diferencial aliando a profissão que tem com esse conhecimento é o fisioterapeuta.

No Brasil existem basicamente dois modelos de atuação para a doula: institucional e particular. No modelo institucional a doula é contratada ou voluntária de um hospital, geralmente público a exemplo de São Paulo na Maternidade Interlagos, Maternidade Leonor Mendes de Barros e Hospital Geral de Taipas, e oferece conforto e apoio às parturientes durante o trabalho de parto.

No modelo particular, a doula é também a preparadora para o parto, durante a gestação faz um trabalho de aconselhamento e educação para o trabalho de parto e puerpério e também acompanha a futura mamãe no momento do parto, porém é contratada pela gestante para prestar esse serviço.

Não deve ser difícil perceber que nós fisioterapeutas, e em especial os que já se dedicam a obstetrícia, associando a nossa gama de conhecimentos e recursos a uma melhor integração a equipe hospitalar, podemos oferecer um atendimento diferenciado a gestante.

Mais informações sobre cursos podem ser conseguidos nos sites www.doulas.com.br e www.maternidadeativa.com.br e bater um papo com uma fisiodoula no blog http://fisiodoula.blogspot.com/ além de conhecer Fadynha, a Maria de Lurdes da Silva Teixeira, a mais antiga e mais famosa doula do Brasil, na reportagem exibida no programa Mais Você. e através do site www.institutoaurora.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com