O número de instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos a distância tem crescido significativamente no Brasil depois da publicação da Lei de diretrizes e Bases – LDB em 1996.
O trabalho nessa área abrange desde a coordenação e implantação do projeto, passando pela consultoria na elaboração dos recursos gráficos para as aulas indo até a elaboração de conteúdo, realização das aulas e tutorial dos alunos. Nesse contexto também está incluído a realização de congressos e seminários online tendo como exemplo, o 1° Congresso Online de Otorrinolaringologia . Sendo sem dúvida uma opção ainda muito pouco explorada em nossa área.
Inclusive para se qualificar nessa área você pode realizar os cursos à distância. Existem cursos para funções bem especificas como para ser tutor e para utilização de plataformas de ensino dessa modalidade como cursos de pós-graduação em várias instituições.
E para quem estiver nessa terra maravilhosa que é o Ceará, começou hoje o 15º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância realizado pela ABED, que acontece até o dia 30 de setembro de 2009, na cidade de Fortaleza. Paralelo ao congresso acontece a ExpoEaD, uma grande feira de Educação a Distância, na qual as instituições apresentarão produtos e serviços nessa área.
A oportunidade favorece a mente preparada. Prepare-se para o futuro.
Olá Lívia,
ResponderExcluirGostaria de deixar uma pequena reflexão sobre o tema:
Eu percebo pela quantidade de acessos que alguns blogs de fisioterapia recebem - notadamente: "faça fisioterapia", "fisioterpaia em terapia intensiva" e o meu próprio "guia do fisioterapeuta" - que existe uma demanda sub aproveitada na internet.
Muitos alunos e colegas já formados buscam a internet como fonte de conhecimento útil. Neste sentido, embora muitas vezes eu desejasse aprofundar o conteúdo de minhas postagens com exemplos de exercícios ou ensinando uma técnica em especial, me vejo impedido pelo fato do blog ser público. Isto é: qualquer um pode recolher (facilmente) estes ensinamentos e aplicá-los mesmo sem ser fisioterapeuta. Isto fez com que eu limitasse bastante o conteúdo das minhas postagens.
Neste sentido, cursos online seriam uma solução prática. Muitas universidades no exterior já fazem isso em esquema de video conferência.
Mas uma outra idéia (solução tupiniquim) seria a elaboração de podcasts de fisioterapia.
Pequenas palestras em mp3 aprofundando um tópico em especial por semana.
E aí, o que achou desta idéia? Aceita esta contribuição pra sua coluna "banco de idéias"?
Atenciosamente
Humberto
Já está aceita!A intenção é essa que cada um descubra como aplicar a idéia.Cursos online,palestras o universo é infinito.Quanto ao controle o que dá para fazer,a exemplo de outros sites em outras profissões,é o cadastro prévio.E se alguém usar indevidamente,acionar o Conselho!
ResponderExcluirObrigado.Comente Sempre!