domingo, 27 de setembro de 2009

Empreender Fora dos Ramos Tradicionais da Fisioterapia – Parte 4

O número de instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos a distância tem crescido significativamente no Brasil depois da publicação da Lei de diretrizes e Bases – LDB em 1996.


Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, o número de instituições que ofertam cursos superiores na modalidade de EAD cresceu 36% no período de 2004 a 2006. E que o número de alunos cresceu 150%, no mesmo período.


Os cursos à distância trazem em especial a flexibilidade por isso são orientados para um estudante adulto, com responsabilidades profissionais, e que busca aperfeiçoamento profissional contínuo, tendo, em geral, qualificações acadêmicas e/ou profissionais e que estão empregados.


São estudantes disponíveis para ascender aos conteúdos e às atividades de aprendizagem de forma maleável, sem imperativos temporais ou espaciais, e, assim, a comunicação e a interação com os professores se processam na medida em que é conveniente para quem estuda, independentemente do tempo e do lugar onde se encontram professores e estudantes.

E poucos são os cursos dessa modalidade específicos para fisioterapeutas. Imagine com isso a vastidão deste campo de atuação, que vai desde as matérias optativas para os cursos presenciais nas instituições de graduação indo até os cursos de extensão e pós-graduação realizados por universidades ou instituições independentes.

O trabalho nessa área abrange desde a coordenação e implantação do projeto, passando pela consultoria na elaboração dos recursos gráficos para as aulas indo até a elaboração de conteúdo, realização das aulas e tutorial dos alunos. Nesse contexto também está incluído a realização de congressos e seminários online tendo como exemplo, o 1° Congresso Online de Otorrinolaringologia . Sendo sem dúvida uma opção ainda muito pouco explorada em nossa área.

Inclusive para se qualificar nessa área você pode realizar os cursos à distância. Existem cursos para funções bem especificas como para ser tutor e para utilização de plataformas de ensino dessa modalidade como cursos de pós-graduação em várias instituições.

E para quem estiver nessa terra maravilhosa que é o Ceará, começou hoje o 15º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância realizado pela ABED, que acontece até o dia 30 de setembro de 2009, na cidade de Fortaleza. Paralelo ao congresso acontece a ExpoEaD, uma grande feira de Educação a Distância, na qual as instituições apresentarão produtos e serviços nessa área.

A oportunidade favorece a mente preparada. Prepare-se para o futuro.

2 comentários:

  1. Olá Lívia,
    Gostaria de deixar uma pequena reflexão sobre o tema:
    Eu percebo pela quantidade de acessos que alguns blogs de fisioterapia recebem - notadamente: "faça fisioterapia", "fisioterpaia em terapia intensiva" e o meu próprio "guia do fisioterapeuta" - que existe uma demanda sub aproveitada na internet.
    Muitos alunos e colegas já formados buscam a internet como fonte de conhecimento útil. Neste sentido, embora muitas vezes eu desejasse aprofundar o conteúdo de minhas postagens com exemplos de exercícios ou ensinando uma técnica em especial, me vejo impedido pelo fato do blog ser público. Isto é: qualquer um pode recolher (facilmente) estes ensinamentos e aplicá-los mesmo sem ser fisioterapeuta. Isto fez com que eu limitasse bastante o conteúdo das minhas postagens.
    Neste sentido, cursos online seriam uma solução prática. Muitas universidades no exterior já fazem isso em esquema de video conferência.
    Mas uma outra idéia (solução tupiniquim) seria a elaboração de podcasts de fisioterapia.
    Pequenas palestras em mp3 aprofundando um tópico em especial por semana.
    E aí, o que achou desta idéia? Aceita esta contribuição pra sua coluna "banco de idéias"?
    Atenciosamente
    Humberto

    ResponderExcluir
  2. Já está aceita!A intenção é essa que cada um descubra como aplicar a idéia.Cursos online,palestras o universo é infinito.Quanto ao controle o que dá para fazer,a exemplo de outros sites em outras profissões,é o cadastro prévio.E se alguém usar indevidamente,acionar o Conselho!
    Obrigado.Comente Sempre!

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com