quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um bicho chamado: Plano de Negócios

Ouvimos muito falar de plano de negócios, mas o que eu percebo é que as principais dificuldades são como começar a escrever e o que colocar nele. E assim ele acaba se transformando num bicho de sete cabeças.

O plano de negócios é como o nosso protocolo de tratamento. Nele nós determinamos o futuro terapêutico do nosso paciente a curto, médio e longo prazo. O protocolo de tratamento é o planejamento de nosso paciente. O plano de negócios é o planejamento da nossa idéia empreendedora.

Na nossa prática quando lemos na ficha de identificação do paciente: Sr. Fulano das Quantas, 45 anos, AVE. Fazemos mentalmente a imagem de um homem com aquela marcha característica e com alguma dificuldade motora. E assim temos antecipadamente uma idéia do que ele precisará,que se confirmará ou não, quando na prática o avaliarmos para então traçamos seu protocolo de tratamento.Não esse o nosso dia a dia?

Com o plano de negócios é a mesma coisa. O primeiro passo para fazer o seu, assim como com nosso paciente, é exatamente o mesmo: Sonhar acordado.

Pegue caneta e um bloquinho, coloque a cabeça no seu travesseiro e comece a sonhar de olhos bem abertos com aquela idéia que mexeu com você.

Imagine: Onde você vai atender? Num consultório, em domicílio, numa academia? Quem são as Pessoas que você vai atender?Adultos jovens, idosos, crianças? Saudáveis ou com alguma patologia?

E vá anotando suas respostas, sem muita preocupação. E continue imaginando: Como vai ser a sua Marca? Com que tipo de letra seu nome será escrito no cartão, na fachada? Ou quem sabe um nome fantasia e uma logomarca?

Se imagine atendendo esses clientes na prática: Como eles identificaram você, será necessário adotar uma cor de jaleco que lhe diferencie ou quem sabe um uniforme?

Escreva,escreva,escreva...

Agora imagine: Qual é o seu objetivo com essa idéia? Trazer para o mercado uma técnica ou um serviço pioneiro em sua região ? Ou oferecer um diferencial a um serviço já existente? Promover maior qualidade de vida aos portadores de tal patologia? Enfim qual é a sua Missão?

Continue viajando em seus pensamentos e se pergunte: Onde você quer chegar com essa idéia? Talvez, ser a referência na sua cidade em tal tratamento ou na aplicação de tal técnica? Qual a sua Visão de futuro dessa idéia? E que Qualidades sua idéia tem? Porque ela é especial?

E continue anotando.

Agora pense: Como eu vou atender? E os equipamentos? Quais serão necessários? Quanto eles Custam? E quanto eu vou Cobrar? Existem Outros fazendo a mesma coisa em algum lugar?

Anotando todas essas respostas facilmente você perceberá que essas respostas, trazem junto outras perguntas. Por exemplo:

Onde vou atender? Num consultório, você respondeu. Essa resposta trará as perguntas: Vou precisar alugar um ou posso dividir com alguém? Em que região da cidade ele será? Quanto isso custará? Além do aluguel quanto custará condomínio, a luz, o telefone?

Outro exemplo: Quem são as pessoas que vou atender? Idosos num consultório, você disse. E assim as perguntas serão: Como eles saberão onde me encontrar? Que Meios de Propaganda são melhores para atingir esse público?

A essa altura você percebeu que respondendo a essas perguntas, aí destacadas em negrito ao longo desse texto, você já terá iniciado seu plano de negócios.

Existem vários modelos em livros e principalmente na internet. Mas basicamente ele é constituído e definido classicamente como:

  1. Missão, Visão e Valores: Visão é a perspectiva da empresa a longo prazo, onde a empresa pretende chegar. Valores são as qualidades que a empresa apresenta. E a Missão deve responder o que o empreendimento se propõe a fazer, e para quem.
  2. Produto e Serviços: Quais as características de seu serviço, ou seja, onde e como você vai atender e qual o diferencial. Que benefícios ele proporciona.
  3. Mercado: Quem são os clientes e onde eles estão, quem são os concorrentes e quem são ou podem vir a ser os parceiros.
  4. Marketing: Como encontrar e conquistar seus clientes, quais os meios de propaganda disponíveis e qual a estratégia de marketing a ser adotada.
  5. Plano Financeiro: Quanto vai custar a estrutura, ou seja, aluguel do imóvel, os equipamentos, a propaganda e o quanto você deve ter em caixa pelos primeiros seis meses após o inicio efetivo do empreendimento. Aqui está incluído também se será necessário um financiamento, se será preciso se tornar pessoa jurídica ou conseguir um sócio.

Agora é organizar as idéias no papel. E à medida que for fazendo isso perceberá o que deverá ser mais pesquisado e melhor avaliado.

É como eu disse antes primeiro imaginamos, depois avaliamos e por fim estabelecemos o planejamento a curto, médio e longo prazo. Ou seja, somos os maiores especialistas em fazer plano de negócios da história da humanidade, fazemos isso todos os dias, o tempo todo. Apenas não sabíamos disso.

E ao contrário do que parece quando se lê um material na internet ou se assiste uma palestra sobre o assunto, as etapas de imaginar, fazer perguntas, buscar respostas, avaliá-las e colocar tudo no papel é um processo contínuo e interdependente.

Quanto mais você viajar na sua idéia, mais perguntas terá, mais profundamente buscará as respostas, e melhor avaliará as opções disponíveis, planejando com mais segurança seu empreendimento.

Assim seu plano de negócios será mais específico, mais refinado. Isso na prática significa menos erros e mais preparo para resolver os imprevistos que ocorrerão no caminho. E pode ter certeza, eles acontecerão!

Cada plano é único, tem a cara e as particularidades que cada idéia empreendedora necessita. Não se prenda a modelos. Mesmo que seja necessário fazer um modelo padrão, desses que nos exigem para liberar o financiamento, será muito mais fácil preenche-lo por que o específico da sua idéia, você já tem,será só copiar e colar.

Por isso o plano é tão importante. Ele lhe dará uma visão detalhada do seu empreendimento, antes dele existir no mundo real. Além lhe tornar senhor de sua idéia.

Imagine o micão: Você na frente de um consultor do Sebrae sem nem saber o que perguntar, por não ter domínio de sua idéia? Não me mate de desgosto, não! Ninguém merece!

Por isso nobre colega: Sonhe! Voe alto! Torne-se senhor de sua caminhada.

Até a próxima, dia 28 de outubro!

Um comentário:

  1. Gostei... Lembrei de um curso do Sebrae que fiz: IPGN. Mas é isso que tornamos, um bicho de sete cabeças... Porém abrir um negócio sem isso, será trabalho dobrado!

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