quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Intraempreendedorismo na Fisioterapia

O termo empreendedorismo e tudo que vem ligado a ele, permeia as ciências ligadas à área da saúde, há relativamente, pouco tempo. E na Fisioterapia a bem menos tempo ainda. A grande maioria das pessoas pensa que só é empreendedor quem abre seu próprio negócio.

Grande engano!!

Primeiro eu lhe pergunto: O que significa empreender?

Empreender significa tentar, experimentar, decidir-se a fazer alguma coisa e pôr em execução.

Portanto, empreendedorismo é ação.

Intraempreendedorismo significa empreendedor interno, ou seja, empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida.

O Termo Intra-empreendedorismo foi introduzido pelo Consultor Canadense Gifford Pinchot, para designar os executivos que, nas empresas, assumem o papel de agentes de mudanças. São aqueles que e estimulam a inovação dentro das empresas.

Beleza! E como é que eu faço isso na Fisioterapia?

1° Esteja antenado com as novidades da sua área de atuação específica
  • Novas técnicas são aplicadas e apresentadas o tempo todo, com as facilidades do mundo virtual se tem acesso a novas informações facilmente. Pesquise. Estude muito o assunto, lembre-se que todo conhecimento produzido vem dos livros, fazer um curso só complementa isso.
  • Entre em contato com quem aplicou a técnica, veja se é viável em sua realidade e quais foram ás dificuldades encontradas. Troque idéias.
  • Se é algo grande que vá mexer com a estrutura do atendimento ou que vai agregar algum serviço, coloque no papel um projeto adequado a sua realidade pois pra convencer alguém de alguma, você tem que estar bem fundamentado, mostrando principalmente quais as vantagens da mudança ou do novo serviço, e muito,muito importante tenha coragem de argumentar e defender sua idéia.
2° Saiba também as novidades da Fisioterapia em geral.

  • Técnicas equipamentos desenvolvidos por outras áreas podem ser aplicadas na sua e assim tornar seu atendimento inovador, destacando-se dessa forma dos demais. Por exemplo, a Facilitação Diafragmática do Kabat pode ser aplicada em pacientes da UTI como complemento ao treino muscular respiratório e equipamentos do Pilates tem sidousados na Reabilitação do Assoalho Pélvico.

Intraempreender significa que o profissional deve buscar qualificação constante e se manter em sintonia com os principais acontecimentos ligados à sua área de atuação. Desenvolver um eficiente sistema de informações, uma boa rede de relacionamento e o principal: ter coragem para propor melhorias ou mudanças em seu mundo de trabalho.

Sem dúvida alguma o maior desafio de um intra-empreendedor consiste em apresentar e executar suas idéias dentro das organizações, principalmente no que tange às organizações tradicionais, como hospitais por exemplo. Entretanto se o fisioterapeuta não se tornar um colaborador intra-empreendedor, não permanecerá na instituição por muito tempo.

Intra-empreendendorismo é demonstrar ao universo que nos rodeia, a nossa capacidade de gerar e gerenciar idéias produtivas, ao invés de ficar reclamando que todo mundo sempre faz as mesmas coisas.

Visite Nosso Banco de Idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com