terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Boas Razões para pagar o INSS

-->
Quando a gente ouve a palavra INSS a gente só lembra dos problemas.Do rombo que há em suas contas, das agências cheias, dos longos períodos de greve. Mas a Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui.
É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados.
A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão de forma proporcional a sua contribuição.
E aí está a 1 ª boa razão: Não se sabe do dia de amanhã!
A segunda razão é a necessidade se apresentar a DRS-CI, Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual, quando se vai tomar financiamento para montar o próprio negócio em bancos oficiais como o banco do Brasil e a Caixa.
Nós fisioterapeutas trabalhamos muitas vezes sem carteira assinada, apenas com contrato de prestação de serviço ou ainda a domicílio. Afinal somos profissionais autônomos,independentes por natureza. E mesmo com carteira assinada sem a garantia de pagamento pelos patrões, o que causa problemas quando necessitamos dos benefícios.
Por isso é bom se preocupar desde cedo com isso. Somos classificados como contribuintes individuais, por sermos autônomos e ainda  que você seja estudante, pode se inscrever dessa forma. E para se inscrever é fácil e se faz pela internet.
Ao se cadastrar, lhe será o Número de Inscrição do Trabalhador - NIT, o número com o qual você será identificado no sistema. Daí você deve baixar o programa que gera a Guia da Previdência Social (GPS),com ele você poderá emitir os boletos com código de barras em casa, todos os meses e pagar em qualquer caixa eletrônico,pela internet ou mesmo em casa lotéricas. A Guia de Recolhimento (GPS), no nosso caso, será preenchida com o código de pagamento 1007.
O segurado contribuinte individual paga no mínimo R$ 187,40 ou no máximo R$ 1.106,26. Esses valores garantem, respectivamente,o benefício mínimo hoje no valor de R$ R$ 937,00 e o benefício máximo no valor de R$ 5.531,31. em valores para o ano de 2017. Pode-se ainda pagar qualquer valor entre os R$ 187,40 e os R$ 1.106,26.O benefício será calculado proporcional ao valor pago.
O pagamento desses valores garante os seguintes benefícios;

Aposentadoria por Idade
Aposentadoria por tempo de contribuição
Auxílio Doença
Salário Maternidade
Pensão por Morte
Aposentadoria por Invalidez
.

Acredito que construímos o futuro, hoje, portanto, o amanhã é conseqüência de nossas decisões e realizações. Pense nisso com carinho.

13 comentários:

  1. boa noite,gostaria de saber a causa deste preconceito com a profissão,pois estava muito empolgada com a mesma e iria ingressar na facul,isso me desanimou muito,teria uma explicação?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Me desculpe mas não entendi o que você chama de preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Só uma dúvida, o código de pagamento individual é 1007 mas, o nosso código de profissão é 158. Não é o cód da profissão que tem que preencher a guia? Obrigada.

      Excluir
    2. Olá! Segue em anexo um link para a lista completa de códigos de recolhimento do INSS e infelizmente eu não consegui localizar o código ao qual você se refere:
      http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gps/relcodigos.htm

      Excluir
  3. Olá! Meu contador disse que preciso recolher obrigatoriamente um INSS de 20% do total de honorários mensais declarados no carnê leão e não que eu posso optar entre R$ 176,00 e os R$ 1,037,96. Mas no próprio programa do carnê leão tem um campo onde eu insiro o INSS recolhido e ele deduz automaticamente do IR a ser pago no mês respectivo. Confere? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Desculpe a demora...eu estava de férias e fora da cidade...bem longe da internet...KKKK
    Vamos lá...confere...O programa vai te dar imposto que você colocar lá,só que hoje em dia com o avanço da tecnologia na fiscalização,a movimentação bancária, gastos com cartão de crédito e comprar no CPF podem gerar conflitos ao contribuinte que não declara corretamente as receitas através do carnê.Ou seja você(glória a Deus)ganha 10.000 por mês,declara 2.500,oo e gasta por aí 8.000...é claro que em algum momento o auditor vai olhar vc com carinho...fique atento!!

    ResponderExcluir
  5. André Ivaniski Mello30 de março de 2016 16:58

    Muito boa matéria e excelentes informações! No entanto, fisioterapeutas são profissionais liberais e não autônomos, assim como médicos, dentistas, arquitetos, advogados etc.

    Profissionais liberais possuem liberdade técnico-científica, porém podem estabelecer vínculos empregatícios com seu empregador; ou seja, enquadram-se na CLT e podem/devem assinar a carteira de trabalho. Profissionais autônomos não necessitam de qualificação profissional (curso técnico ou universitário) e exercem seu trabalho de forma individual sem vínculo empregatício.

    Acho muito importante termos bem claro essa distinção e noção de onde nós, fisioterapeutas, nos enquadramos, a fim de exigirmos com segurança e apoio legal nosso direitos trabalhistas.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Minha esposa tem 36anos e se formou em fisio ano passado e nunca pagou o inss e agora ela quer contribuir. qual sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Como autônoma,começa pagando o valor menor,20% do salário mínimo atual,quando puder,eleva o valor.A aposentadoria será proporcional ao valor da contribuição

      Excluir
  7. Olá,
    me formei em 2011 e trabalho na área com atendimentos domiciliares desde então. Porém nunca paguei o Inss pela fisioterapia.
    Pois tenho a carteira assinada em uma empresa (não tem nada haver com fisioterapia) no qual trabalho seis horas por dia na parte da manhã e que me permite conciliar e atender os pacientes na parte da tarde.
    A empresa pra qual trabalho com a carteira assinada (e que não é com fisioterapia) já paga o Inss descontando da folha salarial.
    Pois bem, gostaria de saber se posso pagar também o Inss como autônoma além do que já está sendo paga no meu outro emprego?
    Caso sim, sabe me dizer se consigo pagar o período que não pago desde quando me formei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      1. Posso pagar também o Inss como autônoma além do que já está sendo paga no meu outro emprego?DEVE!!!
      E se for possível uma privada também!!
      2. Sabe me dizer se consigo pagar o período que não pago desde quando me formei?
      No próprio site do INSS,você se cadastra,baixa o programa que gera os boletos e calcula o período sem pagamento,até 5 anos retroativos
      GRD ABRAÇO!!!

      Excluir
  8. Oi, Lívia!! Eu vi que você disse a Liliane que pode pagar o INSS como profissional liberal, além do que ela contribui pela carteira assinada... Minha dúvida é: eu fiquei nessa situação também, e fui me informar direto no INSS. no caso, eu primeiro pagava com profissional liberal, aí consegui um emprego registrado, então fui perguntar como deveria proceder. E lá me disseram que não adiantaria eu continuar pagando por conta, se contribuia pela carteira assinada. Que seria dinheiro "jogado fora", pq só é contabilizado uma contribuição, que não contariam duas.

    Será que me informaram errado??? Essas coisas são muito complicadas =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Há controvérsias segundo os próprios servidores do INSS,porque uma aposentadoria seria como empregado celetista e a outra como fisioterapeuta autônomo, o entendimento é o mesmo pra médico.Eu na minha vivência,na minha cidade,Salvador,vejo médicos,enfermeiros,e outros profissionais de saúde acumularem aposentadorias,pessoa juridica e autonomo,empregado e autonomo.A decisão final fica a cargo de cada um.
      GRD ABRAÇO

      Excluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com