quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Boas Razões para pagar o INSS


Quando a gente ouve a palavra INSS a gente só lembra dos problemas.Do rombo que há em suas contas, das agências cheias, dos longos períodos de greve. Mas a Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui.
É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados.
A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão de forma proporcional a sua contribuição.
E aí está a 1 ª boa razão: Não se sabe do dia de amanhã!
A segunda razão é a necessidade se apresentar a DRS-CI, Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual, quando se vai tomar financiamento para montar o próprio negócio em bancos oficiais como o banco do Brasil e a Caixa.
Nós fisioterapeutas trabalhamos muitas vezes sem carteira assinada, apenas com contrato de prestação de serviço ou ainda a domicílio. Afinal somos profissionais autônomos,independentes por natureza. E mesmo com carteira assinada sem a garantia de pagamento pelos patrões, o que causa problemas quando necessitamos dos benefícios.
Por isso é bom se preocupar desde cedo com isso. Somos classificados como contribuintes individuais, por sermos autônomos e ainda  que você seja estudante, pode se inscrever dessa forma. E para se inscrever é fácil e se faz pela internet.
Ao se cadastrar, lhe será o Número de Inscrição do Trabalhador - NIT, o número com o qual você será identificado no sistema. Daí você deve baixar o programa que gera a Guia da Previdência Social (GPS),com ele você poderá emitir os boletos com código de barras em casa, todos os meses e pagar em qualquer caixa eletrônico,pela internet ou mesmo em casa lotéricas. A Guia de Recolhimento (GPS), no nosso caso, será preenchida com o código de pagamento 1007.
O segurado contribuinte individual paga no mínimo R$ 220,00 ou no máximo R$ 751,99. Esses valores garantem, respectivamente,o benefício mínimo hoje fixado no valor de R$ 1.100,00 e o benefício máximo no valor de R$ 6.433,57, em valores para o ano de 2021.  E considerando as novas leis trabalhistas é bom saber que o decreto presidencial estabelece ainda que o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 36,67, e o valor horário, a R$ 5,00. Pode-se ainda pagar qualquer valor entre os R$ 220,00 e os R$ 751,99.O benefício será calculado proporcional ao valor pago.
O pagamento desses valores garante os seguintes benefícios;

Aposentadoria
Auxílio Doença
Salário Maternidade
Pensão por Morte
Aposentadoria por Invalidez
.

Acredito que construímos o futuro, hoje, portanto, o amanhã é conseqüência de nossas decisões e realizações. Pense nisso com carinho.

25 comentários:

  1. boa noite,gostaria de saber a causa deste preconceito com a profissão,pois estava muito empolgada com a mesma e iria ingressar na facul,isso me desanimou muito,teria uma explicação?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Me desculpe mas não entendi o que você chama de preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Só uma dúvida, o código de pagamento individual é 1007 mas, o nosso código de profissão é 158. Não é o cód da profissão que tem que preencher a guia? Obrigada.

      Excluir
    2. Olá! Segue em anexo um link para a lista completa de códigos de recolhimento do INSS e infelizmente eu não consegui localizar o código ao qual você se refere:
      http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gps/relcodigos.htm

      Excluir
  3. Olá! Meu contador disse que preciso recolher obrigatoriamente um INSS de 20% do total de honorários mensais declarados no carnê leão e não que eu posso optar entre R$ 176,00 e os R$ 1,037,96. Mas no próprio programa do carnê leão tem um campo onde eu insiro o INSS recolhido e ele deduz automaticamente do IR a ser pago no mês respectivo. Confere? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Desculpe a demora...eu estava de férias e fora da cidade...bem longe da internet...KKKK
    Vamos lá...confere...O programa vai te dar imposto que você colocar lá,só que hoje em dia com o avanço da tecnologia na fiscalização,a movimentação bancária, gastos com cartão de crédito e comprar no CPF podem gerar conflitos ao contribuinte que não declara corretamente as receitas através do carnê.Ou seja você(glória a Deus)ganha 10.000 por mês,declara 2.500,oo e gasta por aí 8.000...é claro que em algum momento o auditor vai olhar vc com carinho...fique atento!!

    ResponderExcluir
  5. André Ivaniski Mello30 de março de 2016 às 16:58

    Muito boa matéria e excelentes informações! No entanto, fisioterapeutas são profissionais liberais e não autônomos, assim como médicos, dentistas, arquitetos, advogados etc.

    Profissionais liberais possuem liberdade técnico-científica, porém podem estabelecer vínculos empregatícios com seu empregador; ou seja, enquadram-se na CLT e podem/devem assinar a carteira de trabalho. Profissionais autônomos não necessitam de qualificação profissional (curso técnico ou universitário) e exercem seu trabalho de forma individual sem vínculo empregatício.

    Acho muito importante termos bem claro essa distinção e noção de onde nós, fisioterapeutas, nos enquadramos, a fim de exigirmos com segurança e apoio legal nosso direitos trabalhistas.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Minha esposa tem 36anos e se formou em fisio ano passado e nunca pagou o inss e agora ela quer contribuir. qual sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Como autônoma,começa pagando o valor menor,20% do salário mínimo atual,quando puder,eleva o valor.A aposentadoria será proporcional ao valor da contribuição

      Excluir
  7. Olá,
    me formei em 2011 e trabalho na área com atendimentos domiciliares desde então. Porém nunca paguei o Inss pela fisioterapia.
    Pois tenho a carteira assinada em uma empresa (não tem nada haver com fisioterapia) no qual trabalho seis horas por dia na parte da manhã e que me permite conciliar e atender os pacientes na parte da tarde.
    A empresa pra qual trabalho com a carteira assinada (e que não é com fisioterapia) já paga o Inss descontando da folha salarial.
    Pois bem, gostaria de saber se posso pagar também o Inss como autônoma além do que já está sendo paga no meu outro emprego?
    Caso sim, sabe me dizer se consigo pagar o período que não pago desde quando me formei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      1. Posso pagar também o Inss como autônoma além do que já está sendo paga no meu outro emprego?DEVE!!!
      E se for possível uma privada também!!
      2. Sabe me dizer se consigo pagar o período que não pago desde quando me formei?
      No próprio site do INSS,você se cadastra,baixa o programa que gera os boletos e calcula o período sem pagamento,até 5 anos retroativos
      GRD ABRAÇO!!!

      Excluir
  8. Oi, Lívia!! Eu vi que você disse a Liliane que pode pagar o INSS como profissional liberal, além do que ela contribui pela carteira assinada... Minha dúvida é: eu fiquei nessa situação também, e fui me informar direto no INSS. no caso, eu primeiro pagava com profissional liberal, aí consegui um emprego registrado, então fui perguntar como deveria proceder. E lá me disseram que não adiantaria eu continuar pagando por conta, se contribuia pela carteira assinada. Que seria dinheiro "jogado fora", pq só é contabilizado uma contribuição, que não contariam duas.

    Será que me informaram errado??? Essas coisas são muito complicadas =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Há controvérsias segundo os próprios servidores do INSS,porque uma aposentadoria seria como empregado celetista e a outra como fisioterapeuta autônomo, o entendimento é o mesmo pra médico.Eu na minha vivência,na minha cidade,Salvador,vejo médicos,enfermeiros,e outros profissionais de saúde acumularem aposentadorias,pessoa juridica e autonomo,empregado e autonomo.A decisão final fica a cargo de cada um.
      GRD ABRAÇO

      Excluir
    2. Boa tarde.
      Sou Fisioterapeuta e desejo iniciar a autonomia saque ha tempos ja trabalho como profissional liberal, mas não sei como proceder com relação aos valores e como proceder para tal.
      Ha anos atras trabalhei como outras profissões em regime de CLT, porem anos depois me tornei Fisio e agora de desejo contribuir. como devo procedes e que valores devo pagar.
      Por favor, preciso passo a passo com esclarecimentos.
      Grata. Inesia

      Excluir
  9. Boa tarde.
    Sou fisioterapeuta e recebo cerca de 3.000 mensais apenas como profissional liberal.
    ha nos atras antes de ser esta profissional, eu trabalhei com carteira assinada por mais ou menos 10 anos.. e muito tempo depois me tornei profissional em Fisio.
    Porem quero inicial oficialmente a autonomia e não tenho noção de como funcional e o melhor valor a pagar.
    Issopode ser feito imediatamente ou ha alguma burocracia???? grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!No site do INSS,vc baixa o programa que gera os boletos,usando NIT que vc já tem e o codigo 1007.O valor pode ser entre De R$ 190,80 (sobre o mínimo) até R$ 1.129,16 (sobre o teto - 5.645,80 ),a aposentadoria é proporcional a contribuição,o valor vc decide.
      GRD Abraço

      Excluir
  10. Temos que ganhar no minimo 5 mil reais para dar conta de pagar inss e a taxa do crefito que não é barata.

    ResponderExcluir
  11. Me formei em 2016, e em 2017 comecei a trabalhar para o municipio pelo SUS com renda anual bruta de 24mil.Sendo o valor do INSS sempre descontado da folha de pagamento. Nunca paguei além do valor descontado. Trabalho de forma esporadica com a dermatofuncinal. Nunca paguei IR,ISS,nem emito nota para os atendimentos de estética. Não atinjo o teto de 28,559,70 do IR, então nunca declarei. Basicamente gostaria de saber se da forma como ando procedendo estou legal, pois sou leiga no assunto... Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não atende o teto...sim tá tudo certo!!!
      Grad Abraço

      Excluir
  12. Olá, sou fisioterapeuta a 13 anos e nunca contribui para o INSS, qual seria a melhor forma? Fazer uma contribuição como profissional liberal ou abrir um mei? Faço atendimento na área de dermato, qual o tempo de contribuição necessária para poder me aposentar? E teria como pagar retroativo??

    ResponderExcluir
  13. OLÁ!!Infelizmente como fisioterapeuta,vc não pode pagar o MEI...teria que ser como AUTONOMO...
    GRD ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Sou fisioterapeuta e nunca paguei INSS, mas tbm sou manicure meio turno e nas horas vagas artesã... Não teria como ter MEI?

    ResponderExcluir
  15. OLÁ!!! COMO MEI VC SÓ PODERÁ PAGAR PELA FUNÇÃO DE MANICURE...O QUE LHE GARANTIRA 01 SALARIO MINIMO DA EPOCA DE SE APOSENTAR.COMO FISIOTERAPEUTA PODE PAGAR UMA PREVIDENCIA PRIVADA POR EXEMPLO...O VALOR DA CONTRIBUIÇÃO INICIAL VC DETERMINA E VAI AUMENTANDO CONFORME SEUS GANHOS , O QUE LHE DARÁ UMA APOSENTADORIA DE MAIOR VALOR NO FINAL.
    GRD ABRÇO

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde. Sou Fisioterapeuta a 3 anos e contribua com o INSS a 1 ano e 8 meses como autônomo, e devido um problema de saúde não consigo exercer a profissão. Tenho direito ao auxilio doença ou aposentadoria por invalides com esse tempo de contribuição ?

    ResponderExcluir
  17. Em regra, para ter direito ao auxílio doença é necessário que o candidato ao benefício tenha contribuído para a Previdência Social por pelo menos 12 (doze) meses.Então sim..dê entrada pela Internet...pois em cada cidade por conta da pandemia..o INSS ta funcionado de uma forma.Quanto a aposentadoria por invalidez necessário cumprir carência de 12 contribuições mensais (existem casos de isenção, avaliados pela perícia médica...Ou seja vai depender do seu problema de visão...
    Grd Abraço

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com