Hoje vamos começar a falar daquilo que é a dor e a delícia de todos nós: o dinheiro e por tabela das finanças.
Você sabe administrar bem seu dinheiro? Por exemplo, antes de pagar suas despesas fixas, você sai comprando coisas supérfluas? Ou, primeiro, você reserva o dinheiro da alimentação, paga as contas de água, luz, telefone, gás, escolas das crianças, plano de saúde e, depois, gasta com coisas extras? Você economiza algum dinheiro todo mês?
Pois bem se você não é organizado com seu dinheiro, trate de passar a ser. Senão o grande vilão do seu empreendimento será você mesmo.
Saber onde e com quê você vai gastar suas economias ou o financiamento que pretende buscar é fundamental para que as coisas dêem certo. Como eu venho dizendo desde o início se você já está fazendo o plano de negócios já deve, a essa altura, deve ter orçado os gastos fixos de sua idéia.
Custos fixos são aqueles que não iram variar com freqüência, como aluguel do espaço, condomínio, propaganda, conselho, a prestação dos equipamentos, a parcela do financiamento, etc...
Os custos variáveis são aqueles que variam sempre e assim a gente faz uma previsão deles, são por exemplo o combustível ou transporte,telefone,água,luz,o almoço e o lanche,material de escritório e de limpeza, o serviços de outros profissionais como o contador,impostos e taxas,etc...
Por isso é preciso um controle rigoroso e o primeiro passo para organizar sua vida financeira profissional: é a criação de uma planilha!
Tenho quase certeza que foi isso que você pensou. Mais como se diz na minha terra: Ôxe! Né não!
O primeiro passo é ter a consciência de que o dinheiro que será destinado para o empreendimento, seja ele das suas economias, da venda do seu carro ou do financiamento, não é seu bem como o dinheiro que vai entrar com a prestação do serviço.
É isso mesmo!Você passará a ser empregado de você mesmo por isso determine no seu plano de negócio quanto será o seu salário, independente se você vai abrir uma mega clínica ou trabalhar em domicílio.
Se valor fixo ou porcentagem isso você resolve. Mas cuidado! Se determinar um valor fixo e no meio do mês você perceber que não atingirá a cota, tome isso como estímulo e vá à luta. Por isso a porcentagem é um parâmetro mais fácil de lidar.
O segundo passo é abrir uma conta no banco exclusivamente para a movimentação financeira do empreendimento, isso lhe dará mais clareza e maior controle sobre o dinheiro que entra e que sai.
E agora você faz uma planilha especificando todas as despesas e quando o dinheiro começar a entrar as receitas, separando mês a mês para ficar mais fácil visualizar. Já sei: Eu não sei usar o Excel! Você vai me dizer por telepatia.
Coloquei para download uma planilha básica, modifique-a e adapte a suas necessidades. Outra coisa interessante é tomar um curso sobre finanças,o Sebrae oferece o curso Análise e Planejamento Financeiro pela internet e grátis.
Até dia 17 de novembro!!
Mais um post legal... os curso do Sebrae são ótimos!
ResponderExcluirOlá nãp consigo baixar a planilha básica será que pode me enviar por e-mail?! Obrigada!
ResponderExcluirfla_daniel@hotmail.com
Olá! O arquivo da planilha básica foi removido do site em estava hospedado.assim se quiser o arquivo basta mandar um email e eu envio!
ResponderExcluirObrigado
Lívia