segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Antes de Sermos Fisioterapeutas, Somos Vendedores

Foi-se o tempo em que para ter uma carreira promissora na Fisioterapia, era suficiente ter um bom conhecimento técnico e um QI diferenciado. O mundo mudou.

A palavra estabilidade está ficando somente no dicionário. Com isso, consequentemente, a competitividade no mercado de trabalho também se faz diferente. A busca constante de novos diferenciais se tornou questão de sobrevivência no mercado de trabalho.

Quando nós, fisioterapeutas fazemos parte de uma organização, seja ela um hospital, uma clínica, um Spa, enfim seja o que for, nós somos antes de tudo vendedores.

Isso mesmo, vendedores e sabe de quê? De atendimento fisioterapêutico.

Podemos não perceber, mas estamos vendendo em todo instante. Vendemos idéias, projetos, opiniões. Tanto no trabalho, como com a nossa família, amigos, enfim em todo lugar. Logo, precisamos desenvolver nossa capacidade de vender para sermos profissionais mais competitivos no mercado.

E a essa altura você deve estar pensando: Lá vem ela com essa conversa de vestir a camisa da empresa, de estar sempre disposto a melhorar tudo ao seu redor, etc...

E nesse ponto que a gente se perde. A organização vende atendimento fisioterapêutico, ou seja, nós. Nós somos o produto. E também os vendedores dele. Mas esquecemos disso e nos acomodamos na posição de funcionários da organização.

E todo cliente se torna fiel ao bom vendedor e ao bom produto. Então a partir de hoje enxergue mais que simples pacientes: vislumbre clientes, grandes consumidores dos seus serviços.

Mas para vender bem um produto é preciso “pensar como cliente”. E esse exercício traz consigo algumas necessidades primárias. Criar empatia ou saber colocar-se no lugar dos clientes exige que se reconheça que cada cliente tem perfil, crenças, valores e necessidades peculiares e que essas características se manifestam de formas diferentes.

É neste momento que está à importância de um bom “entendimento” do cliente. Estamos na era do relacionamento e da sensibilidade precisamos reconhecer as particularidades de cada cliente.

Saber vender é uma necessidade nos tempos atuais. Produtos parecidos, profissionais parecidos, preços similares, salários similares e oportunidades concorridas. O que vai diferenciar você, seus talentos e suas qualidades é a capacidade de entender para atender.

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