terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sim, Nós podemos!

O que é que você vai fazer feriadão? Provavelmente você respondeu mais rápido do que respirou, ainda que a resposta tenha sido “Não vou fazer nada, ficar em casa descansando”.


Pois é, você planejou não fazer nada no feriado, mais ainda não planejou sua carreira profissional! Aonde quer chegar, que sucesso quer ter, o que fará daqui a cinco anos, que cursos fará no ano que vem. Depois você quer que papai do céu lhe ajude!


Alguns especialistas têm teorias sobre porque o brasileiro não planeja nada a médio e longo prazo, e quando tenta se enrola. Segundo eles: O Brasil não participou de grandes guerras, o que exige estratégias de ataque e defesa; Neste país se plantando tudo dá! Logo não a necessidade de se planejar grandes investimentos para garantir a subsistência; No Brasil não neva de forma rigorosa, não há vulcões e nem a terra treme de forma intensa, ocorrências que exigem o planejamento de como sobreviver, ou seja, é o paraíso! Para quê planejar?


Não dê risada não, que o caso é sério!


Percebe-se em muitos profissionais certa resistência ao planejamento de carreira, pois encaram o sucesso profissional como algo que se ganha, que é dado por alguém.


O foco desses profissionais apenas se concentra nas pressões externas como remuneração e status além de possuírem uma visão errada das empresas em que trabalham, vendo-as unicamente como uma provedora ou um agente de exploração.


Entretanto essa resistência ao planejamento está com seus dias contatos em função das mudanças na postura e no comportamento exigido pelas corporações e pelas pressões sociais e econômicas do mercado de trabalho.


A carreira de fisioterapeuta,assim como qualquer outra, deve ser vista como um negócio.Existe um mercado onde se pretende atuar, existem clientes para serem atendidos,eles precisam saber que você existe e existe um objetivo de lucratividade, e toda uma estrutura de habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas e atualizadas constantemente.


E a grande maioria se esquece que a única “instituição” capaz de gerenciar de maneira adequada nosso futuro profissional somos nós mesmos. Mas sim, nós podemos aprender!

O ato de efetuar um planejamento de carreira mexe com diversas questões da nossa vida e com coisas que tentamos empurrar para debaixo do tapete, eu acredito que por isso seja tão difícil, pois é necessário uma análise de pontos como nossas principais características, aptidões, competências, valores, a situação atual em que nos encontramos e na qual gostaríamos de estar e o que realmente fizemos para alcançar esse ideal.

Essas análises irão nos ajudar a definir ou redefinir a nossa missão e os nossos objetivos profissionais, para depois traçar uma estratégia eficaz e agir para alcançá-la. E se você acha muito difícil planejar sua carreira sozinho e está em São Paulo, já existe uma Business School específica para nossa profissão.(Olha uma idéia de negócio para montar ou franquiar aí gente!).E se está em Salvador, tem curso aqui também !

Vou repetir uma história contada por Luciano Pires, jornalista e executivo: Navegamos pela vida como que num cruzeiro a bordo de um navio enorme e divertido. Dentro dele existem milhares de passageiros e centenas de tripulantes.


Os passageiros tomam sol, divertem-se, descansam e contemplam. Acordam tarde, vão para a piscina, fazem compras no shopping, dançam nos bailes e jantam com o comandante.Passageiros exigem bom tratamento, reclamam da bebida quente, da comida demorada e da toalha que não está sequinha. É muito bom ser passageiro!


Mas quem define para onde, como e quando o navio deve ir, são os tripulantes! Que tipo de fisioterapeuta você é: passageiro ou tripulante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com