domingo, 4 de outubro de 2009

“Viva Sua Paixão!”

O Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio foi feito às 13h50 desta sexta-feira , dia 02 de outubro de 2009, em Copenhague.

Os quase R$ 30 bilhões, que o comitê organizador propõe gastar para a realização das Olimpíadas no Rio, promete estimular novos investimentos na economia brasileira como um todo.

Isto porque a realização de uma olimpíada estimula vários setores da economia. Estima-se a abertura de pelo menos 20 mil novas vagas em setores como hospedagem, gastronomia, entretenimento e serviços turísticos em todo o país nos próximos anos, isso porque a realização dos jogos estimula o turismo antes, durante e depois deles e pelo menos 15 mil novos postos de trabalhos na construção civil.

Um estudo sobre impacto econômico dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro encomendado pelo Ministério do Esporte, feito pela Fundação Instituto de Administração, estima que cerca de 55 setores da economia poderão se beneficiar com a realização do megaevento.

Entre eles, os setores com maior movimentação em virtude dos Jogos seriam: serviços imobiliários e aluguel serviços prestados a empresas petróleo e gás, serviços de informação e transporte, armazenagem e correio e a FISIOTERAPIA!

As olimpíadas no Rio trazem não só a carga de construções físicas, representada pelas instalações esportivas e demais obras estruturais, mas também uma carga emocional, principalmente através do estímulo da prática de esportes entre crianças, adolescentes, jovens adultos e até idosos.

Você já deve estar resmungando: A gripe fortíssima ( que não é a suína) deve tá afetando os neurônios dessa mulher? Uma coisa que ainda vai acontecer daqui sete anos!

Acompanhe minhas teorias...

Brasileiro é emotivo, vive movido por reações!Sem dúvida a realização da 1ª Olimpíada no país vai desencadear uma reação em cadeia frente à prática de esportes e atividades físicas. Jovens e adolescentes, hoje iniciando ou que irão iniciar no esporte, se transformarão em atletas;Adultos sedentários desejarão ter mais saúde e qualidade de vida e os idosos se prepararão, inclusive fisicamente, para acompanhar esse acontecimento histórico.

E aí que nós entramos! Nós que vamos ajudar a construir esse futuro, com atuações que começam hoje! Do profissional ao amador, da criança ao idoso, da Fisioterapia Desportiva até a Dermato-funcional (quem é que não vai querer ficar mais bonito com tanto turistas circulando!).

Além de fazer parte do próprio comitê olímpico brasileiro, no Pan do Rio , em 2007, foram 20 fisioterapeutas. As possibilidades são infinitas em todo o país: o Rio será a cidade sede das olimpíadas, mais a estimativa do COB, Comitê Olímpico Brasileiro, é que outras sete capitais brasileiras também recebam jogos.

Sem falar na Paraolimpíada! Enquanto atleta, o portador de deficiência necessita de cuidados fisioterapêuticos na prevenção e tratamento de lesões. “O trabalho do Fisioterapeuta é de extrema importância na rotina do atleta, pois atua na maximização da função e na prevenção de deformidades”, relata Dra. Márcia Fernandes, fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol de 7, do Comitê Paraolímpico Brasileiro, da Associação Nacional de Esporte para Deficientes e do Instituto Brasileiro de Defesa da Pessoa com Deficiência (IBDD).

E existe uma atuação para o Fisioterapeuta nessa área pouco conhecida e portanto com poucos profissionais atuando, é a Classificação Funcional do Desporto Adaptado .

Avalia-se quanto o resíduo motor de um atleta é funcional para um determinado esporte.As classes são definidas por esporte, fazem parte das regras de cada esporte e são determinadas por uma variedade de processos que pode incluir uma avaliação física e técnica como também observações dentro e fora de competição.

Segundo, Dr. Luis Cláudio, psicólogo especialista em Psicologia Desportiva, assessor da Superintendência do Instituto Brasileiro de Defesa do Deficiente (IBDD) e atleta paradesportivo de 1982 a 1992:“Essa função do fisioterapeuta classificador é de extrema importância para as competições paraolímpicas e não é muito conhecida. Precisamos de mais profissionais atuando nesta área”.

O curso é especifico para cada esporte e é dado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro . É só ficar atento!

A inspiração e a oportunidade estão em toda parte, idéias criativas surgem da associação dessas duas coisas! Não perca tempo, encontre a sua! Viva essa nova paixão nacional!

2 comentários:

  1. olá Lívia!! Acabei de verificar que nos formamos na mesma faculdade! Você se formou na primeira turma?

    ResponderExcluir
  2. Olá Catucha!Vamos por partes!Nos formamos na mesma faculdade,pórem você formou dois anos antes.Como eu não sei qual sua a área,para por em prática suas idéias já pensou em iniciar por um serviço ao invés de um consultório? Num serviço você começa à domicilio ou associado a outra clínica ou consultório.Me mande um e-amil assim poderemos conversar melhor:papodefisio@gmail.com

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com