quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fisioterapia Virtual: Novos Recursos – Parte 1

Uma das características marcantes da Fisioterapia é a sua capacidade de desenvolver recursos terapêuticos. E alguns desses recursos já apontam como diferencial na realização dos tratamentos. Um deles é a Realidade Virtual.


O Wii, videogame da japonesa Nintendo é o novo recurso utilizado em terapia de reabilitação.A wiireabilitação consiste na utilização do videogame para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, fazendo as tradicionais seções de fisioterapia mais interessantes e desafiadoras para o paciente e que vem sendo utilizada e em vários países do mundo.


Em países como o Canadá, a realidade virtual vem sendo utilizada há cerca de 10 anos, com ótimos resultados no processo de reabilitação. O Chile já o utiliza no Hospital del Trabajador de Santiago desde de 2007.Aqui a Clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo, sob a supervisão do Ft. Fábio Navarro Cyrillo, foi a primeira em 2008.Lá ele utilizado no tratamento de doenças como acidente vascular encefálico, paralisias, distrofias e lesões musculoesqueléticas.


Segundo ele “O esforço para executar as atividades provoca uma verdadeira transformação no empenho e dedicação do paciente no processo de reabilitação. Apesar de ser um recurso recente, pesquisas já comprovam a sua eficácia”.


As sessões com o Wii promovem o fortalecimento da musculatura, uma maior facilidade para recuperar movimentos, estímulo da atividade cerebral e aumento da capacidade de concentração e de equilíbrio.


O que diferencia Wii dos demais são seus sensores, instalados ao aparelho de TV, como qualquer vídeo game,que captam os movimentos dos jogadores e os reproduzem na tela. O recurso permite que os pacientes movimentem todo o corpo, e não apenas a mão, como nos games tradicionais usando o Joystick de mão sem fio, tipo wireless, ou a Balance Board uma prancha dotada sensores de pressão capaz de analisar o peso, o IMC, situar o centro de gravidade e mostrar na tela os deslocamento do corpo.


Assim, durante a terapia, é possível simular jogos de tênis, boliche, luta de boxe, baseball e golfe com o Wii Sports ou com o Wii Sports Resort que mantêm o boliche e golfe mas acompanhados agora de luta de espadas, arco e flecha, basquete, tênis de mesa, jet ski, canoagem, ciclismo e esportes aéreos, que por sua vez incluem queda livre e provas com aviões.


Ou praticar dança, ioga e outros exercícios que desenvolvem a força e o equilíbrio com o Wii Fit e com a versão mais nova Wii Fit Plus que apresenta novos exercícios e a possibilidade de focar em a partes específicas do corpo.Ou seja, as possibilidades de aplicação são infinitas e ele pode ser levado inclusive para atendimentos domiciliares.


E como fisioterapeuta esperto fica antenado: Por causa da promoção de uma grande rede de lojas os preços caíram e circula a notícia de que podem cair ainda mais.


Existem cursos de Wii Reabilitação mas segundo quem já utiliza não é nada que não se possa aprender brincando.

3 comentários:

  1. Parabéns!

    São pessoas como você que fazem a nossa profissão ter mais valor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse é um tema interessante e de pouco material cientifico. Onde eu posso ler um material sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo! Na internet já tem muita informação sobre o assunto,inclusive com cursos de capacitação como por exemplo o da Inspirar(www.inspirar.com.br).O que ainda tá faltando é um artigo cientifico bem feito sobre o assunto.

    Nos visite sempre!

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com