A essa altura do campeonato já começam a me perguntar sobre as perspectivas para 2012 na Fisioterapia e na área de Saúde em geral. Então vamos lá!
Alguns caminhos já foram apontados aqui e o tempo apenas confirmou isso, como por exemplo, a expansão do serviço de home care, agora inclusive pelo SUS com a criação do programa federal Melhor em Casa, destinado a pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação de pós-operatório.
Outro caminho já apontado é o avanço na reabilitação pós tratamento com células tronco, onde eu tenho o orgulho de ressaltar que a Bahia avança muito nesse caminho.
Acompanhado pela necessidade de atendimento multidisciplinar a pessoas acima do peso que buscam ganhar saúde e que necessitam encontrar profissionais como a nutricionista, o psicólogo, o fisioterapeuta (no inicio para a implantação da atividade física e no fim para o tratamento estético) e do educador físico, todos no mesmo lugar e por um preço único. Incluindo aí o atendimento infanto juvenil que tem ser diferenciado e especificado para esse público e a implantação de serviços para a promoção da diminuição do peso e do ganho de saúde em empresas.
Outro caminho interessante multidisciplinar e multifacetário é o atendimento a terceira idade para a aquisição de um envelhecimento saudável que requer um serviço que ofereça não só o exercício físico, a nutricionista, o psicólogo, etc... mas que vá além do atendimento de saúde, se expandido para atividades culturais, de lazer e de cidadania.
Seguimos também pelo caminho mais que sem volta da educação à distância que requer um numero cada maior de profissionais capacitados para tutoria. Somados a área de auditoria e gestão, pois as empresas, incluindo o governo, já perceberam que como profissionais de saúde, nós somos ótimos gestores, afinal ninguém conhece as nuances que os negócios de saúde tem melhor que nós mesmo.
E precisamos empreender acompanhando o avanço de outras áreas como o crescimento vertiginoso da construção civil. O que a gente tem a ver com isso? Eu vou lhe fazer uma pergunta simples: Quantos canteiros de obra você conhece que tem um serviço de Fisioterapia?
Um fisioterapeuta instalado num local onde o desgaste mioarticular faz parte do trabalho diário evitaria que um grande número de funcionários se afastasse do serviço, afinal ás obras tem prazo para serem entregues e cada afastamento tem um custo alto para a empresa, tanto em dinheiro quanto em material humano.
Uma atuação apontada por mim, que muita gente levou pouca fé, mas que vem crescendo e aparecendo, é a de Fisioterapeuta Comercial. Eu vejo cada vez mais colegas como representantes de produtos e equipamentos o que permite uma conversa produtiva e especializada entre profissionais, o que valoriza o produto.
Outro caminho interessante para quem pretende empreender na área de estética é a busca por tratamentos que utilizem produtos naturais e orgânicos acompanhando o crescimento de pessoas adeptas da filosofia do Veganismo.
Puxando a brasa para a minha sardinha, temos a necessidade da prevenção e reabilitação vascular bem como de um atendimento que vá muito além do curativo para úlceras de pele como um campo crescente de atuação.
Enfim o ano novo já está a nossa frente e os caminhos estão aí, então faça com que as profecias de final dos tempos se concretizem....
...que 2012 seja o final dos tempos da negra sentença: O Mercado da Fisioterapia está Saturado.
Olá Lívia,
ResponderExcluirTrabalho em uma emprea que promove cursos na área da Fisioterapia, penso que a busca de atualização pode dar um up na carreira. A empresa Fioworkrs realiza cursos muito bacana e com professores de renome no Brasil. Não deixe de conferir o site www.fisioworkrs.com.br