segunda-feira, 13 de junho de 2011

Treinando Saúde

Coach é uma palavra de origem húngura usada originalmente para definir carruagem de quatro rodas. Como gíria significa tutor particular e ao ser adotada pelo esporte passou a significar instrutor ou treinador de atletas.

Coaching é um processo, definido em comum acordo entre o coach e o coachee ,o cliente de acordo com a meta desejada por ele, onde o coach o apoia na busca para realizar metas, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

E essa ferramenta, que já é largamente usada na gestão empresarial, vem se tornando um diferencial para profissionais de saúde.

De acordo com o Dr. Marlus Machado, Médico com especialização em Pediatria e coach de saúde,” Muito se sabe, muito se ensina e muito se aprende nas escolas médicas a respeito de mecanismos de doenças, mas pouco, ou quase nada, se discute sobre os mecanismos de saúde. O planejamento da saúde é possível No processo de Coaching de Saúde procuramos observar o que as pessoas saudáveis fazem para se manterem assim.”

O Coaching em Saúde visa promover a autonomia dos pacientes através da prática da educação, orientação e treinamento para promover a saúde e aumentar o bem-estar, dando-lhes maiores recursos para mudanças, auto-cuidado, e independência facilitando que alcancem seus objetivos relacionados à saúde.

Independe da área em que é aplicado o Coaching tem como pedra fundamental a PNL - Programação Neurolingüística, que surgiu na década de 70 criada por Richarde Bandle um estudioso da Filosofia, da Psicologia,da Programação de Computadores e da matemática e por John Grinder psicólogo especialista em lingüística transformacional. A PNL pressupõe que toda experiência, e os comportamentos resultantes desta experiência têm uma estrutura e que esta estrutura pode ser descoberta, entendida e reprogramada para atingirmos os resultados desejados.

Segundo o Dr. Antonio Olintho, médico, administrador hospitalar, empresário que trabalha com emagrecimento desde o inicio dos anos 90 e pioneiro na aplicação do Coaching na Saúde de forma específica, criando o Coaching para Emagrecer relata que “O tratamento médico para emagrecer funcionava bem para várias pessoas. Porém, não funcionava para muitas outras, que achavam que o tratamento médico convencional era monótono, chato, repetitivo e que seguia a linha dura e fria da ciência. Eu comecei a sentir falta de ferramentas mais adequadas para lidar com a imensa variedade de experiências e dificuldades de meus clientes. As suas vidas eram muito mais ricas e complexas do que a simples prescrição de dietas, exercícios e remédios podiam resolver.”

Ele relata ainda que “ Ao procurar ferramentas para gerenciamento de empresas, pois também sou empresário e administrador hospitalar num um curso de PNL e Coaching aplicado ao gerenciamento de empresas , encontrei ferramentas que poderiam ser adaptadas e aplicadas para o gerenciamento da vida. Descobri que praticar o coaching não significa abandonar a medicina. E praticar a medicina não significa que não se possa desempenhar o papel de coach. Eu percebi que os meus clientes precisavam aprender a gerenciar melhor as suas vidas para que pudessem gerenciar melhor os seus próprios pesos.”

Um estudo realizado na Universidade de Sidney, Austrália em 2003, apontou evidências de que um programa de Coaching pode melhorar a saúde mental e qualidade de vida de um indivíduo.Um outro artigo, considerado um clássico sobre o assunto, é Health coaching to facilitate the promotion of health behavior and achievement of health-related goals.

Cada vez mais profissionais de várias áreas da saúde estão buscando conhecer e aplicar o Coaching como ferramenta de trabalho. A aplicação dessa metodologia na prática diária, e em áreas específicas é um conhecimento que ainda está em construção, mas que vem se destacando tanto como diferencial profissional, como instrumento na condução de indivíduos a enfrentar situações de doença e a buscar e manter o estado de saúde.

E nós, Fisioterapeutas, criaturas altamente especializadas e atualizadas, com certeza não vamos ficar de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com