terça-feira, 17 de maio de 2011

A Bonificação

Está disponível desde segunda, dia 16/05/2001 a consulta pública realizada pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar sobre a instituição de uma bonificação, a ser concedida por planos de saúde individuais e coletivos, a usuários que participarem de programas de promoção da saúde e de prevenção de riscos e doenças.

E porque você deveria se interessar por isso? Eu vou lhe dar dois excelentes motivos!

Primeiro: Como usuário e labutador desse sistema (porque labutar com o pagamento de fatura de plano de saúde todo mês, não é brinquedo não), nós sabemos muito bem que ninguém possui maior capacidade criativa (e inventiva) para declarar os argumentos mais subjetivos, tanto para não autorizar procedimentos, quanto para glossar faturas do que as empresas de plano de saúde. A maior prova disso são as dezenas de mandatos de segurança que são expedidos em todo o país, todos os dias, para garantir direitos, estabelecidos em contrato, do usuário.

Então eu lhe pergunto: o que é que você, profundo conhecedor desse sistema, acha que vai acontecer com essa bonificação?

Segundo: Como profissional de saúde, porque se ao invés de bonificação, a rede de serviços cobertos por planos de saúde se estendesse a centros de prevenção de obesidade, diabetes, hipertensão, problemas vasculares, lesões de coluna etc... (composta por uma equipe multidisciplinar e com todas as questões legais e trabalhistas em ordem),já imaginou quantas novas oportunidades de trabalho e de negócios se abrirão não só para nós, fisioterapeutas, mas também para colegas como educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, entre outros?

Inúmeras reclamações sobre a falta de rede de hospitais e clínicas adequada para atender a demanda dos usuários dos mais diversos plano de saúde chegam a Procons de todo o país, todos os dias, e na própria ANS.

Então que empresa de plano de saúde, de cobertura nacional por exemplo, vai investir na criação de centros de promoção da saúde e de prevenção de riscos e doenças em cidades de pequeno e médio porte? Que empresa de plano de saúde vai realmente investir na criação de uma rede de centros de promoção de saúde que atenda a demanda, de forma satisfatória nos grandes centros urbanos?

Participando dessa consulta pública além de garantirmos, como usuários, que cada um de nós escolherá livremente onde quer fazer sua atividade física, com que nutricionista que fazer sua dieta,etc... Garantimos, como profissionais, que o real objetivo das ações de promoção e prevenção de saúde sejam realizadas e atingidas.

Pois sabemos muito bem duas coisas: quantas doenças serão evitadas se uma empresa, por exemplo, identificando um alto número de funcionários acima do peso, em seu quadro, puder encaminhar seus funcionários a um centro de prevenção onde eles serão atendidos de forma completa por fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos. E o quanto essa bonificação corre o risco de se tornar um armengue nesse nosso sistema de planos de saúde privado.

Passamos a maior parte do tempo reclamando que ninguém nesse sistema nos dá ouvidos, nem que saber nossa opinião sobre a forma como as coisas são feitas. Agora a ANS quer ouvir você, um dos principais atores do setor de saúde, então faça sua parte, dedique alguns minutos para ler a minuta da resolução normativa n°42 e utilize os recursos disponíveis no site para excluir, alterar ou incluir sua opinião no texto original e justifica - lá.

Participe e divulgue essa atitude, afinal, só reclamar não basta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com