terça-feira, 10 de agosto de 2010

Olá! Fui honrada com o convite do Blog Mobilidade Funcional (http://mobilidadefuncional.blogspot.com/) para discutir sobre empreendedorismo.

Blog Mobilidade Funcional.: Inicialmente gostaria de agradecer sua participação aqui conosco e dizer que sou um visitante assíduo do seu blog.

Eu é que agradeço ser merecedora de suas visitas e por participar de seu blog.

Blog Mobilidade Funcional.: Tem Uma frase que acho muito legal no seu blog ``Cansada de ouvir que o mercado está saturado,que todos sempre fazem a mesma coisa, etc. Escrevo dando toques, na tentativa de mostrar que a Fisioesfera possui múltiplas possibilidades. É só se mexer um pouquinho!``. Assim, gostaria de saber como começou o seu interesse nessa área de conhecimento (o empreendedorismo) ainda tão desconhecida por nós fisioterapeutas -?

Exatamente como diz a frase. Meus colegas de turma se queixavam do mercado saturado e das mesmas áreas de atuação, mas não compreendiam que o tempo do emprego acabou, que estávamos na era do trabalho e que uma profissão que tem apenas 40 anos não podia estar esgotada. As novas possibilidades estavam na nossa frente, contudo era necessário sair da posição de conforto, arregaçar as mangas e ocupar os espaços como fizeram, por exemplo, os primeiros fisioterapeutas uroginecológicos.

Blog Mobilidade Funcional.: Com a desenfreada abertura de cursos em Fisioterapia pelo Brasil a fora, o tema empreendedorismo deve fazer parte da nossa formação pessoal, entretanto a matriz curricular não contempla essa temática. Na sua opinião, quais são as implicações disso?

A regra do sistema capitalista diz: Se existe demanda, o mercado busca supri-la. Aconteceu com a Fisioterapia o mesmo que aconteceu em Direito, por exemplo. Assim quem realmente quiser seguir a Fisioterapia irá buscar os meios de se estabelecer na profissão, ainda que esse conhecimento não faça parte da matriz curricular. Mesmo porque empreendedorismo não é disciplina regular ou optativa na maioria das profissões. A implicação disso é que demoramos muito a nos enxergarmos como senhores do nosso próprio destino profissional e isso pode fazer com que um futuro grande profissional desista de atuar como fisioterapeuta.

Blog Mobilidade Funcional.: O que devemos fazer para suprir essa necessidade?

O conhecimento está disponível, as ferramentas são acessíveis e todos são dotados de inteligência. Então o que falta?! Deixar de ficar deitado, eternamente, em berço esplêndido.

Blog Mobilidade Funcional.: Marketing pessoal, como desenvolver essa habilidade?

O melhor marketing pessoal são as atitudes. Ninguém atura mais, quem não tem atitudes legais, mesmo que seja extremamente competente. Assim, como disse o maior filósofo da história da humanidade, trate os outros como gostaria que lhe tratassem e some a isso competência profissional.

Blog Mobilidade Funcional.: Montar um próprio negocio é viável, quais os caminhos?

Na área da saúde a única coisa que não é viável, é ressuscitar os mortos. Montar o próprio negócio, como um consultório, uma clínica etc... é, e sempre será viável desde que tenha um bom planejamento na sua realização. O caminho é: planejar bastante e fazer o negócio dar certo.

Blog Mobilidade Funcional.: Se possível Indique sites e/ou outras fontes de pesquisa para que os leitores do mobilidade funcional possam aprofundar nos estudos.

O Sebrae (http://www.sebrae.com.br/ ou http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/) ainda é o grande mentor do empreendedorismo e já está se adaptando as necessidades dos negócios e dos profissionais de saúde.

Sites como: Pequenas Empresas, Grandes Negócios (http://revistapegn.globo.com/),Empreendedor( http://www.empreendedor.com.br/) e as revistas virtuais da editora Álom (http://www.alom.com.br/contato/) são coisas interessantes,além é claro da Revista Virtual Saúde Empreende (http://saudeempreende.blogspot.com/) .

Blog Mobilidade Funcional.: Quais áreas da fisioterapia estão se mostrando mais promissoras atualmente?

Eu costumo dizer que: sempre se pode fazer, o que já está sendo feito, de uma maneira melhor. Mas áreas promissoras são a curto prazo: a estética, aproximando os tratamentos de beleza da chamada classe C e a desportiva, inclusive para portadores de necessidades especiais, por conta dos eventos dessa área no país; a médio prazo: a vascular e a reabilitação cardiopulmonar para ex-usuários de droga e a longo prazo a reabilitação com a utilização da robótica e pós tratamento com células tronco.

Como pode-se perceber a médio e a longo prazo o conhecimento específico está sendo ou ainda será construído,partindo-se do conhecimento básico adquirido em qualquer curso de graduação do país.Como pode então, o mercado para a Fisioterapia estar saturado?

Blog Mobilidade Funcional.: Gostaria de agradecer novamente sua participação, e pedir-lhe que nos deixe uma mensagem final.

Na vida, a única coisa que está realmente sob seu controle é a trajetória profissional. Só depende de você!

2 comentários:

  1. Parabens , profissionais como voce, o rodrigo queiroz e o Humberto Neto engrandecem nossa profissao .. Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Livia. É a primeira vez que entro em seu blog e adorei a sua proposta meio empresarial e negociante de lidar com a fisioterapia. Acho que tem tanto profissional no mercado que a situação perdeu seu controle. Ser diferente é uma das maneiras de negociar o futuro obscuro ainda de nossa profissão. Parabéns. Eu também tenho um blog chamado Dores Crônicas www.dorescronicas.com.br e se vc quiser visitar fique a vontade. Da mesma forma que você, sempre busco algo que meus colegas ignoram por ser mais difícil e mais complexo de se lidar e trabalhar, como é a dor crônica.
    grande abraço
    Artur

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com