segunda-feira, 22 de março de 2010

Principio de Paturi

Você chega cedo,não falta,atende todos os pacientes programados, se precisar atende um extra de vez quando e mesmo com todo esse esforço seu empenho não é reconhecido.

Surge então uma pergunta muito comum no mundo do jaleco branco: eu me esforço muito mais do que a maioria dos meus colegas, porque tenho menos sucesso do que eles? E isso tem uma reposta curiosa.

Felix Paturi, um engenheiro, criou o Princípio de Paturi há mais de 30 anos. Segundo ele, o sucesso é inversamente proporcional ao esforço que alguém faz para consegui-lo. Segundo Paturi o sucesso não depende do esforço mais da estratégia.

Pense comigo: Você se esforça muito, mais quem realmente na instituição em que trabalha sabe disso? Porque de nada adianta a recepcionista saber que pode contar com você para quebrar algum galho, se a gerência não souber. Você adotou uma técnica em seus atendimentos que tem efetivamente melhorado o quadro de seus pacientes, mais se só eles sabem disso, sua iniciativa morre entre as quatros paredes da sala de atendimento.

Portanto observe as estratégias adotadas por aqueles que já alcançaram o reconhecimento e analise. Se prestar um pouquinho de atenção verá que: os obtiveram reconhecimento mostram seus resultados e fazem questão que todos saibam Se fazem um curso novo fazem questão de deixar bem claro para a gerência que estão investindo na carreira e que estão trazendo tal técnica para compor o rol dos atendimentos.

E mais um detalhe, por não observar que essas atitudes fazem parte de uma estratégia de marketing pessoal, eles na maioria das vezes são taxados de exibicionistas pelos outros colegas.

Quer ver outro exemplo: você se dedica a seus pacientes mais não tem muita paciência para ouvir suas histórias, enquanto seu colega apesar de só fazer o básico se mostra bem mais sociável e portanto, é o queridinho da clientela.Resumindo, talvez esteja na hora de você rever seus conceitos!

Esforço é essencial. Contudo Sun Tzu, estrategista chinês ensina: a observar constantemente, planejar, medir os esforços e agir com sabedoria. Ou seja: o que vale, mesmo, é a estratégia.

Um comentário:

  1. Incrível, ouvi a mesma sugestão de outra pessoa ontem, não por conhecidencia, uma pessoa estudiosa de marketing e que leu o livro de Sun Tzu.

    Tenho me esforçado cada vez mais neste sentido, estudando marketing, endomarketing, conversando com pessoas da área e nunca me esquecendo que apesar disso ser importante, temos que continuar estudando fisioterapia também.

    Abs.

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