quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Reconhecimento e Sucesso

Existem nobres colegas, fisioterapeutas, que passam muito tempo reclamando o fato de não serem reconhecidas onde trabalham pelo seu desempenho ou que ser fisioterapeuta é ter uma profissão que ninguém reconhece. Enquanto que para outros profissionais ter sucesso é ganhar bem para poder realizar todos os desejos.

E aí eu lhe pergunto: O que é reconhecimento profissional para você? Que tipo de sucesso profissional você quer ter?

Aparentemente ter reconhecimento leva ao sucesso e vice-versa, mas na prática isso depende, como diria o grande filósofo da televisão brasileira e ex-BBB Bambam, do seu modo de vista.

Deixe eu te explicar:

O que é ser reconhecido profissionalmente para você? Ter o respeito de seus colegas por suas opiniões e decisões no dia a dia. Ou será, expor suas teorias, técnicas e resultados para grandes platéias em congressos pelo país. Pode ser ainda, ser fundamental na trajetória da vida de alguém quando medicamentos e cirurgias não oferecem solução. Ou ainda pode ser alcançar o lugar de coordenador, de chefe.

E ter sucesso, o que significa para você? É chegar no trabalho de carro novo,importado se possível.É morar numa casa belíssima, é viajar ao exterior não importa a crise, ou seja, o sucesso é equivalente ao saldo da conta bancária?

Agora pense comigo:

Quantos colegas dão palestras pelo país, são experts em suas áreas, suas técnicas são repetidas e ensinadas em todas as salas de aula do curso de Fisioterapia do país, mas são funcionários públicos e passam as mesmas agruras no fim do mês como todo brasileiro normal. E quantos outros não publicaram nenhum artigo, nunca deram uma palestra, sequer desenvolveram uma nova técnica, ninguém nunca ouviu falar deles mais possuem contas bancárias que dão inveja em muitos.

Resumindo: Se você não definir o que cada um significa para você, não encontrará o caminho certo a seguir para atingir o que deseja. Pois como você já percebeu ter uma coisa não significa necessariamente ter a outra.

Alguns colegas fazem tudo aquilo que se espera deles: são pontuais, respeitáveis, companheiros e tudo o mais. Fazem o que deve ser feito da maneira correta, sempre do mesmo jeito e acham que isso já é o suficiente.

Se você analisar friamente perceberá que está tudo em perfeita ordem. Reclamar de quê? Se o profissional é pago para exercer à atividade, e realiza isso e nada mais, a sua justa recompensa é o pagamento que recebe e pronto.

Quer reconhecimento? Busque um diferencial! Ninguém se destaca por acaso. Coloque a cabeça para funcionar, és criativo por natureza e procure pontos que podem ser melhorados, apresente propostas inéditas e surpreenda as pessoas com o seu potencial criativo. Seja capaz de transformar idéias em ações para obter resultados.

Não vai resolver nada reclamar e espernear. Manifestações de vitimismo, como me disse um Grande Colega essa semana, não trazem nenhum reconhecimento e sim prova a falta de dinamismo e capacidade de crescer para, então, aparecer. Mas lembre-se que o aumento de salário pode não tem nada a ver com isso.

E se seu desejo é ter um excelente salário, o caminho também não vai ser moleza não!Implica em boa análise de onde se está e de onde se quer se chegar. E isso pode significar correr riscos e promover mudanças profundas na sua vida profissional.

O fato é que seja qual for o tipo de reconhecimento e sucesso que almeja, você deve mover o seu rumo para que isso aconteça, caso contrario, ninguém fará isso por você.

Somos os responsáveis pela administração de nossas carreiras, não podemos ficar sentados esperando que alguém venha nos resgatar e nos ofereça a grande oportunidade profissional de nossas vidas.Temos a responsabilidade de escolher nossas próprias respostas diante do que passa à nossa frente e de dirigir a ação de uma maneira inteligente para alcançar nossos objetivos. Mas volto a dizer: primeiro é preciso saber muito bem o que se quer ser e ter.

Sabe o que eu vejo: uma grande confusão. Uns querem ser chefes achando que isso significa reconhecimento e grande recompensa financeira. Aí descobrem que o nível de exigência é alto e que a diferença no salário não é tão grande assim. Outros querem que suas palavras seja ouvidas, querem ser aplaudidos, mais investem pouco em conteúdo consistente.

Entenda que eu não aconselho ninguém a entrar para a antiga e famosa Ordem dos Cavaleiros Templários ou para Congregação das Irmãs do Divino Salvador e faça voto de pobreza,não é nada disso! Mas faça uma reflexão racional, pense em seus caminhos e veja o rumo que você segue. Reflita para onde sua carreira está te levando como profissional e em sua posição individual e coletiva.

Claro que o ideal é ter os dois, reconhecimento e sucesso, mas talvez para isso, como diz a letra de uma música lindíssima de Nana Caymmi: Se tenha que juntar os caminhos, mais separar as estradas.

Um comentário:

  1. Oi Lívia,
    Realmente não me canso de acompanhar suas postagens!
    Parabéns pela lucidez e bom senso em suas mensagens.
    PS: Qualquer ora te contratam para palestras motivacionais!
    Humberto

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com