domingo, 13 de dezembro de 2009

Central de Negócios: O próximo nível da evolução

Novela Vida de Fisio: Exibida em horário nobre mostra cenas do cotidiano de fisioterapeutas em todo o país:

· Você, fisioterapeuta que possuem seu consultório, deseja trocar todos os equipamentos antigos por novos, digitais e microprocessados. Como isso gera um custo muito alto, este ano só deu para trocar um e pagando em cinco prestações. Você pensa: que se pudesse negociar diretamente com o fabricante teria preços e prazos melhores. Mais eu sou um só, que poder comercial eu possuo?


· Você, nobre fisioterapeuta que atende em domicílio pensa com os botões do jaleco, o quanto poderia expandir o número de atendimentos se utilizasse uma ferramenta de marketing atraente, eficiente e eficaz como uma propaganda na rede local de televisão em sua cidade. Mas sabe que é estupidamente caro para que um solitário profissional autônomo possa utilizar. E assim você chega à seguinte conclusão: Que importância eu tenho para o mercado?


· Você, empreendedor altivo, dono da melhor clínica de fisioterapia da região, discute com seu contador, os gastos com material de escritório, de limpeza, e de atendimento para a clínica. Por mais que o contador tente não consegue diminuir os custos mantendo a qualidade dos produtos, no fundo você sabe que para isso, uma grande quantidade de produtos teria que ser comprada o que permitiria negociar os preços com o fornecedor. Mas grandes quantidades para quê? Se nem há espaço para armazenar tanto?


· Você, profissional de uma grande instituição, gostaria de fazer sua especialização em um curso que só existe do outro lado do país. Teria que gastar com passagem,hospedagem além de todas as trocas de turno que teria que fazer para acompanhar as disciplinas.Então suspirando antes de dormir,você deseja: seria tão bom se o curso viesse até a minha cidade, com a mesma qualidade e os mesmos professores.Mas como se só eu me interessei pelo curso?


Essas são cenas de preocupações que nos afligem em várias escalas, independe do que fazemos ou de onde estamos. Mas existe luz no fim do túnel!


Uma Central de Negócios é a cooperação entre empresas ou empreendedores independentes, de um mesmo ramo que, através de ações, ampliam os seus negócios pelos benefícios conjuntos que possam gerar devido à união, à força e ao compartilhamento de soluções.



É a união e a reunião de pessoas físicas ou jurídicas em prol de um objetivo comum, utilizando-se para isso de suas competências individuais a fim de se fortalecerem mutuamente dentro do mercado nas quais estão inseridas.


O conceito é justamente reunir forças e criar sinergia entre os associados para que o objetivo desta cooperação seja promover e ampliar o acesso a produtos e serviços, obtendo assim, preços e prazos mais competitivos como a prática das compras conjuntas, no investimentos em capacitação de grupos e consultoria compartilhados, na contratação de serviços de outros profissionais como advogados e contadores por exemplo, na prática de marketing. E muito, muito mais.

Mais como eu digo sempre, se as coisas aqui fossem fáceis, esse lugar onde estamos se chamaria paraíso, como não é o caso, vamos às dificuldades:

  • Que os fisioterapeutas, bem como outros profissionais de saúde, se enxerguem como parceiros naturais para obtenção de conquistas e que sendo empreendedores, vejam no outro um aliado comercial e não um concorrente mortal.
  • Que expor as dificuldades comerciais não é demonstrar fraqueza aos concorrentes e sim procurar solução conjunta que beneficiará a todos e que poderá trazer mais que tranqüilidade, poderá gerar lucro.

O Sebrae é o maior consultor sobre o assunto, mais para que o projeto seja iniciado é necessário que primeiro um grupo seja formado.E a primeira grande dificuldade é encontrar que acredite e queira tomar parte de algo que ainda não está nos pensamentos dos fisioterapeutas. Como eu disse é o próximo nível dessa evolução chamada empreendedorismo pela qual estamos passando.

Outra dificuldade é que são necessárias várias reuniões para formatar uma central e negócios, isso no nosso caso específico, complica um pouco, porque somos nós que salvamos o mundo em plantões mirabolantes por aí, inclusive nos finais de semana.

Mas como, o Grande Líder Martin Luther King, "Eu Tenho Um Sonho" de que com o uso da tecnologia possamos reunir vários fisioterapeutas do mesmo ramo, de forma rápida e segura, em vários lugares, sem a necessidade que as reuniões e discussões sejam presenciais.

Quando a consciência de que somos profissionais, que independente da forma como empreendemos, também somos parte importante na geração de renda desse país, alcançar a muitos, teremos que nos unir e nos reunir para alcançarmos benefícios que já foram conquistados por outros ramos da economia. E um desses caminhos é através da Central de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com