quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Pecado Capital

Eu tenho lido os relatos de muitos fisioterapeutas dizendo que querem ser empreendedores, mais agarrados aquela idéia de que estudar sobre o assunto dá muito trabalho.

Principalmente porque como somos da área da saúde e isso não nos é ensinado na graduação, então temos que ser meio autodidatas, para aprender princípios, termos técnicos, estratégias de marketing, como fazer uma planilha, uma pesquisa de mercado, como calcular custos,como conseguir crédito, etc...

É, dá trabalho mesmo! Cursos ajudam mais tem arregaçar o jaleco e ir atrás desse conhecimento.É a única forma de se conhecer o que se deseja empreender, seus riscos e perigos.

Fala – se muito atualmente nas Características do Comportamento Empreendedor (CCE). Para os especialistas o empreendedor precisa ter algumas dessas características: Buscar de Oportunidades e Iniciativa, ou seja, capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios antes de serem forçados pelas circunstâncias; Persistência para enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações;Exigir de Qualidade e Eficiência sendo decidido a fazer sempre o melhor; Buscar de Informações, perguntando tudo a todos; Estabelecer de Metas para saber onde ir, nunca andar a esmo.

Além das citadas acima o empreendedor deve ainda: Planejar e Monitor Sistematicamente pois os melhores resultados sempre ficam ao lado daqueles que planejam; Ter Persuasão e Rede de Contatos estando sempre em contato com o maior número de pessoas possível; Possuir Independência e Autoconfiança para se manter indo sempre em frente por acreditar na sua própria capacidade de realizar aquilo a que se propõe; Ter Comprometimento para sempre fazer o que diz, cumprir seus compromissos, sendo fiel a tudo o que foi combinado; Correr Riscos Calculados para enfrentar desafios sem colocar tudo a perder agindo de forma impensada.

Poucos reúnem todas essas características, mas com certeza todos temos algumas delas. O interessante, porem, é que eu não vejo a Preguiça listada acima!

Queremos paz, mas perdemos o controle por tudo. Queremos gentileza, mas não damos sequer um bom dia. Queremos derrubar o ato médico, mas não perdemos tempo mandado e-mails para os deputados. Queremos mas dignidade para a profissão, mas não estamos dispostos a suar o jaleco numa passeata. Queremos sucesso, mais não queremos ter trabalho por ele.

Assim fica muito difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com