sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Empreender Fora dos Ramos Tradicionais da Fisioterapia – Parte 7

Essa é para quem quer ser, como dizia outro grande filósofo da música popular brasileira, Tim Maia, o descobridor dos sete mares e empreender no sentido absolutamente real da palavra.

Estabelecidos na atuação no campo dos distúrbios físicos, está a nossa frente à possibilidade de atuar também no campo dos distúrbios emocionais.

A Microfisioterapia é uma técnica de fisioterapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a autocura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor e inicie o processo de eliminação.

Criada por Daniel Grosjean e Patrice Bénini , que estará no Brasil em 2010, a Microfisioterapia foi criada na década de 70, mas só foi adotado o nome MICROKINESITHERAPIE, Microfisioterapia em francês, em 1980 cujo embasamento está na embriologia e na filogênese, aplicados na esfera muscular.

O princípio da técnica consiste de micropalpação, o fisioterapeuta procura no corpo onde essas memórias se instalaram, provocando sintomas locais ou à distância. Uma vez encontrados tais traços, realiza-se manualmente atos que simulem a agressão e estimulem os mecanismos de autocorreção para restabelecer as funções do organismo, eliminando assim doenças e promovendo a saúde.

As mãos do terapeuta mobilizam e estimulam os diferentes tecidos de acordo com o tipo de agressão. O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou um evento que perturbou o indivíduo a fim de auxiliar o corpo a reagir e promover sua autocura.

Por isso essa técnica está sendo usada para tratar distúrbios emocionais como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, fobias, hiperatividade e agressividade. Males que, infelizmente, atingem numa escala cada vez maior, a população no auge de sua fase produtiva.

Segundo dados da OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 14% da população mundial sofre de algum distúrbio emocional.No Brasil não há estatísticas oficiais sobre isso,mas com o avanço da violência e da rotina estressante não é difícil de imaginar que os números são e infelizmente, continuarão altos, para nosso desespero!

Quem se interessar terá que empreender para valer desde os estudos sobre a técnica passando pela divulgação no meio acadêmico e para a população indo até as pesquisas porque os estudos científicos nessa área são muito escassos.

E o desenvolvimento de pesquisas e ações com a Microfisioterapia pode levar a uma parceria até então não pensada antes: a da Fisioterapia com a Psicologia e a Psiquiatria. O que nos mostra um campo completamente inexplorável e com infinitas possibilidades.

Atualmente cerca de 5.000 microfisioterapeutas atuam na Europa, a maioria na França e na Bélgica. No Brasil a técnica começou a ser difundida em 2005. Existem cursos e alguns profissionais na área. Vale a pena conhecer,entrar em contato com eles para trocar figurinhas e se lhe interessar, principalmente, empreender!

2 comentários:

  1. boa noite,
    sou fisioterapeuta e recentemente começei a trabalhar na área da neurologia. os meus doentes são essencialmente doentes pós acidente vascular cerebral. Um dos meus utentes sofreu um avc hemorrágico com ruptura da arteria occipital esquerda. para além das várias sequelas motoras, apresenta um grande indice de cegueira. gostaria desaber onde posso obter mais informação para poder abranger este aspecto crucial no meu tratamento. bem haja

    ResponderExcluir
  2. Olá!Pela forma de escrever acredito que você portuguesa.Discutir casos clínicos não é objetivo deste blog,mais a gente nunca deixa um colega em dificuldades.É um grande prazer poder ajudar!Aqui no Brasil poucos fisioterapeutas trabalham com deficientes visuais:segue o contato da Ft.Eliana Cappelletti Tessitore Bomente,especialista no assunto,ateliedocorpo@hotmail.com ou 55 (11) 42061636 e o email da Fundação Dorina Nowill , que possui um dos poucos serviços de fisioterapia especializado nisso atendimento@fundacaodorina.org.br ou 55 (11) 5087.0998. Mas a A fisioterapia no tratamento do deficiente visual tem como objetivo preservar, desenvolver ou reabilitar a integridade de órgãos e funções motoras para propiciar melhor qualidade de vida para o indivíduo. A deficiência visual causa alguns comprometimentos no funcionamento do corpo, os principais são: equilíbrio, coordenação motora, marcha, orientação espacial e temporal e postura. Segue alguns links que podem lhe ajudar e ao seu paciente:

    http://www.acapo.pt/index.asp

    http://sistemas.virtual.udesc.br/cursos/relacaocego/texto5.pdf

    http://www.lerparaver.com/mobilidade

    http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf
    Espero ter sido útil!

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com