terça-feira, 11 de agosto de 2009

Padrões para Introduzir Novas Idéias

Você gostaria de acrescentar o SF-36, por exemplo, as avaliações que são feitas na organização em que trabalha. Você tem certeza que esse novo procedimento ajudaria muito a avaliar quantitativamente o quanto os paciente estão satisfeitos com o tratamento.

Mas para vingar uma idéia nova na organização em trabalha sabe que vai ter dificuldade, então você pensa:Será que alguém já passou pela mesma situação?Será que não existe alguma forma padrão de resolver essa dificuldade?

Introduzir uma nova idéia em qualquer organização não é fácil. Em organizações da área da saúde também não é. Para ser um fisioterapeuta intraempreendedor, não adianta apenas propor as mudanças, você também terá que convencer as pessoas a adotar suas idéias.

Uma coisa que pode facilitar a tarefa é aplicar os Padrões para Introduzir Novas Idéias, que foram documentados por Linda Rising e pela Mary Linn Manns e compilados no livro Fearless Change (Mudança sem Medo).

Esse livro mostra 48 comportamentos diferentes, ou seja, padrões que as pessoas vão adotar em relação à idéia de mudar ou melhorar algo sugerido por você e que você vai adotar para atingir o objetivo de convencer as pessoas de que sua idéia é boa. Esses Padrões para Introduzir Novas Idéias foram apresentadas por Daniel Cukier, mestre em Ciência da Computação pela USP.

São práticas que foram observadas e usadas em empresas de tecnologia, mais que podem muito bem serem aplicadas em qualquer empresa, inclusive as da área da saúde, sejam elas clínicas, hospitais, centro de saúde, spas ,etc...

Primeiro tenha consciência que para introduzir uma idéia iremos lidar com pessoas. Você deve ter em mente uma noção de como elas aceitarão suas propostas de mudança, quem poderá lhe ajudar nesse processo e quem irá atrapalhar, ou seja, como interagir com as várias personalidades que irá encontrar em seu caminho.

Segundo as autoras existem cinco padrões de pessoas que devem ser identificados antes de Plantar as Sementes de sua idéia.

O Inovador - Eles aceitam novas idéias rapidamente só pelo fato de ser uma novidade, uma coisa nova. O interesse deles pelas novidades permite que você os use para lhe ajudar a testar suas idéias. Mas eles terão que ser cativados senão não ficarão interessados por muito tempo.

Os que Adotam Cedo - Eles também são abertos a novas idéias, mas só irão aceitá-las depois que tiverem certeza que dão certo e que benefícios trarão para ela e para a empresa.Também serão muito úteis na Rodada de Testes e serão formadores de opinião quando aceitarem suas idéias.

A Primeira Maioria - Eles interagem bastante com os colegas de trabalho, mas raramente são líderes. Eles tendem a seguir e querem a garantia de que outros já tiveram sucesso com a idéia antes de adotá-la para si. São convencidos se a inovação puder trazer melhorias mensuráveis. São a ligação entre os Que Adotam Cedo e a Última Maioria. Eles são a sua ponte entre o velho e o novo

A Última Maioria - São os conservadores, céticos e críticos por natureza. Precisam de uma certa pressão para se renderem as mudanças.

Os Retardatários São os que pensam: “Pra que mudar, nós sempre fizemos assim e sempre funcionou”. São os últimos a adotar a nova idéia, isso se chegarem a aceitá-la.


Para começar a implantar uma nova idéia, você terá de ser um Evangelista, ou seja,s er e demonstrar sua fé,sua paixão pela idéia.Terá também Plantar sementes,divulgar sua idéia entre os colegas.Uma outra boa opção pode ser praticar o Simplesmente Faça que é usar sua idéia em seu próprio trabalho.


Será interessante também cativar um Guru, aquele que todos ouvem e respeitam e contar com os Conectores, aqueles que tem boas relações com todo mundo na empresa,mesmo não sendo fisioterapeutas, para divulgar sua intenção e demonstrar a Validação Externa, ou seja, mostrar que sua idéia é tema de artigos,cursos e palestras ou ainda um Adendo que é ligar sua nova idéia a alguma prática bem aceita na organização, como uma versão melhorada de algo já existe.

Enfim as possibilidades são inúmeras. Mas não é uma receita de bolo. Entretanto conhecer e reconhecer esses padrões pode ajudar a adotar o comportamento certo na hora certa e a usar o comportamento das pessoas ao seu redor a seu favor. Alguns comportamentos serão observados e aplicados antes, durante e depois do processo de implantação da idéia. Para saber e entender melhor com os Padrões para Introduzir uma Nova Idéia podem ser utilizados em sua vida diária leia o artigo e veja o vídeo de Daniel Cukier.

3 comentários:

  1. Adorei o site, estou iniciando minha profissão agora e sei que a jornada não será fácil.
    Já coloquei e link nos meu favoritos..

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Obrigada pelas explicações.
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Eu sou médica e fiz a inscrição na pessoa física como profissional autônoma na prefeitura, já paguei uma taxa referente ao ISS. No caso, para a emissão mensal das notas fiscais do meu recebimento por um hospital que trabalho, eu posso emitir via eletrônica por algum site ou tenho que ir pessoalmente numa casa da cidadania para emitir? E paga alguma taxa mensal dessa emissão?
    Obrigada pela atenção,
    Angela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Depende de cada cidade ou estado.Em Salvador, por exemplo,eu não consigo emitir nota fiscal eletrônica,não há sistema de emissão para pessoa física apenas para jurídica.Verifique em sua cidade.
      Grd Abraço

      Excluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com