quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cuidar é mais que um ato: É uma Atitude

Com o passar do tempo, com a correria do dia a dia, o estresse do trânsito, os filhos adolescentes, os problemas financeiros, passamos a tender todo mundo mais ou menos do mesmo jeito, é natural. Observamos nossos colegas e eles agem da mesma forma. E assim seguimos o fluxo, nos tornamos todos iguais, fazemos quase sem perceber.


Um belo dia aparece alguém que atua com simpatia, atenção, criatividade, novas técnicas e que para completar sabe promover a si mesmo. E os pacientes começam a preferir serem atendidos por esse intruso.


Então nós pensamos: Quem é essa criatura querendo ser melhor que os outros? Então nos sentimos ameaçados. Pensamento errado! O colega apenas prestou atenção numa falha e enxergou uma oportunidade de gerar um diferencial: Cuidar do cliente.


E aí você pensa: Mas ora vejam só, eu trato muito bem dos meus pacientes.Esse é o “X” do problema. Todo mundo trata o paciente, mas poucos são os que cuidam dos clientes. Tratar significa ocupar-se de. Cuidar significa aplicar atenção a algo ou alguém.


Segundo Leonardo Boff no livro Saber cuidar "...assim, pois, cuidar é mais que um ato, é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de zelo e desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilidade e envolvimento".


Nós tratamos muito e cuidamos muito pouco. Mas em tempos de muita concorrência e necessidade de sobrevivência, o Cuidar pode o diferencial no seu mundo de trabalho.


Somos vendedores de atendimento fisioterapêutico e todo bom vendedor sabe que o bom atendimento ao cliente é um dos fatores que ajuda a destacar o profissional. Quando estamos na faculdade ficamos mais centrados no aprender fazer do que no aprender a ser. Cuidar é uma atitude de responsabilização. A tomada de responsabilidade significa um direcionamento da atenção, levando em conta: a escuta, o acolhimento e a subjetivação.


E vamos ser sinceros quantas vezes a gente só trata a Síndrome do Impacto, o Fibro Edema Gelóide, a Insuficiência Respiratória. Quando a gente vira ás costa pro paciente, nem sabe como é o rosto dele direito, imagine seu nome ou suas necessidades particulares. E assim nós ficamos iguais a todos os outros. Iguais no atendimento, iguais no desempenho profissional.


Cuidar é mais que um ato: é uma atitude. Atitude é vontade. Sobreviver no mercado de trabalho: uma necessidade.E o diferencial está nos detalhes.

Um comentário:

  1. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a Ft. Lívia Souza por essa atitude de divulgação da ações dos fisioterapeutas da bahia.

    Gostariamos de aproveitar o espaço para divulgar o CONFIE - Consultório de Fisioterapia Especializada, situada na cidade de Lauro de Freitas, caracterizada por fisioterapia especializada e de qualidade.

    Telefone para contato: 3287-1958

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com